O novo contrato de serviços da Messina Social City corre o risco de se tornar uma novela política, presumindo que ainda não o tenha tornado. Ontem à noite a Câmara Municipal voltou a reunir-se, mas com um impasse substancial: tudo foi adiado para amanhã, à hora do almoço. Tanto porque entretanto a oposição, que tinha retirado cerca de cinquenta alterações, apresentou outras trinta, e porque agora se aguarda também uma resposta da secretária-geral Rossana Carrubba sobre uma série de questões colocadas por escrito por Marcello Scurria, além daquelas formuladas, na abertura da sessão, pelos líderes dos grupos dos Irmãos da Itália, Libero Gioveni, e do Pd, Alessandro Russo.
Em suma, há um conflito político em curso, que no entanto parece ainda estar na sua infância, e tudo gira em torno da empresa que, de certa forma, se tornou o símbolo da acção administrativa de Cateno De Luca primeiro e depois de Federico Basile: a Cidade Social de Messina. Nascida no âmbito da iniciativa “Salvar Messina”, entre 2018 e 2019 internalizou os serviços sociais, fechou a era das cooperativas e criou, de facto, a empresa pública mais importante da galáxia municipal, com mais de 1.300 funcionários, dos quais cerca de metade são permanentes. Scurria e outros vereadores da oposição, durante uma conferência de imprensa nos últimos dias, definiram-no como “uma caixa de Pandora”.
A matéria completa está disponível nas edições impressa e digital