Há vários anos que vivo com a sensação de ser, um entre muitos, um “sapo cozido”: sim, o do famoso apólogo em que a água, do frio para o morno e depois do quente para o fervente, mata o sapo na panela, que no início achava aquele calor agradável envolvente. Refiro-me à progressiva “fascistização” do mundo e da Itália em particular. Muitos, embora se considerem “rãs felizes”, continuam a afirmar que certos fenómenos políticos foram erradicados e que a História, envolta em S maiúsculo, não permitirá certos retornos. Digo que sou “um entre muitos” e não “todos” porque, como sempre acontece, há quem veja as coisas pelo lado da panela. Agora este sentimento é confirmado num livro que, falando em “aperto autoritário”, acrescenta que se trata de “um fenómeno que cai gota a gota, gerando dependência”. Palavras que são outra forma de expressar o mesmo conceito do sapo cozido, até porque o mesmo livro relembra um pensamento esclarecedor de Sigmund Freud: “O homem moderno renuncia de bom grado à possibilidade de ser feliz se este for o preço de se sentir mais seguro”. Um objectivo para o qual – esta é a reflexão emergente – a democracia não é necessária, na verdade pode ser um obstáculo. O livro, absolutamente necessário neste período que permanece antes da “ebulição” definitiva, é “Fascismo Branco”. Publicado por Garzantifoi escrito por Michele Ainis, ensaísta, escritora e editorialista de Messina que é também, senão acima de tudo, uma das mais ilustres constitucionalistas italianas.
Fortalecido por conceitos claros e sempre apoiado em factos e números, portanto longe dos vapores da ideologia, Ainis revela dados preocupantes capazes de dar um alerta aos “mornos” (até estar “fervido” há esperança) invocando uma nova Resistência. Como? «Com manifestações não violentas, com a prática da objeção de consciência, com denúncia, certamente não indo para as montanhas armados de fuzis. Mas antes de tudo precisamos reconhecer o mal.”
Claro, pode até parecer o optimismo da razão quando a rápida ascensão política de um general em Itália, a expansão dos partidos de extrema-direita, especialmente na Alemanha, mas também em Espanha, França e outros países, acelerou o fenómeno. Durante boa parte do livro, Ainis escolheu a impessoalidade da narração do fenômeno, tanto a extensão de certas listas (de políticos despóticos no comando e de liberdades abolidas, eu diria quase indiferentemente) quanto o aperto no coração e no cérebro (e, espero, também no estômago) causado por certas figuras, com o enriquecimento de citações eruditas mas persuasivas, já dão as emoções certas. Na verdade, dão um alerta decisivo que é difícil de não ouvir, a menos que sejamos cúmplices do que está a acontecer ou – apesar das provas em contrário – a menos que pensemos que se trata de posições tendenciosas. A Itália, felizmente para nós, tem uma Constituição que coloca obstáculos e restrições àqueles que consideram a democracia mais uma palavra para ser disfarçada e boa para os tolos. É claro que é impressionante ler a poderosa série de reformas aprovadas nos anos setenta (as Regiões, o Estatuto dos Trabalhadores, os referendos, o divórcio, a reforma fiscal e do direito da família, a criação do Serviço Nacional de Saúde, a igualdade entre homens e mulheres no trabalho e muito mais) em aplicação dos ditames da Constituição. É ainda mais impressionante agora face a uma série de “decretos de segurança” ou à reforma do Tribunal de Contas (“um perdão estatal em detrimento do Estado”). Mas, escreve Ainis, no mundo «a realidade regista uma concentração de poder sem precedentes nas mãos do governo, alimenta o culto do homem (ou mulher) forte e solitário no comando, está entrelaçada com uma retórica nacionalista e protecionista, sufoca todas as vozes dissidentes com a propaganda do regime. Sem golpes de Estado ou golpes militares, sem usar estádios para prender adversários, como fez Pinochet. Pelo contrário, esvaziando a autoridade dos parlamentos, minando a independência do poder judicial, ocupando os tribunais constitucionais e outros órgãos de garantia com homens de confiança, controlando os meios de comunicação, reduzindo as autonomias locais”.
São “democracias iliberais”. Enquanto as Nações Unidas e o Tribunal Penal Internacional são esvaziados de poderes e de capacidade de ação, Ainis explica quão alarmante é o cenário institucional que se cria: «Uma plutocracia, um governo controlado pelos mais ricos. A dupla eleição de Donald Trump (um magnata do imobiliário com activos estimados em milhares de milhões de dólares), bem como a atribuição de um papel central no seu segundo executivo a Elon Musk (o homem mais rico do planeta), oferecem o exemplo mais eloquente. Por outro lado, na nova cena política, a riqueza pessoal já não está escondida.” Na verdade, o próprio Trump lançou a sua própria criptomoeda e, segundo alguns meios de comunicação, o seu segundo mandato lhe trará lucros de 3,4 mil milhões de dólares.
Para compreender melhor, os números ajudam-nos: «71 por cento da população mundial – 5,7 mil milhões de pessoas – vive sob o domínio de uma autocracia. Sem eleições livres nem garantias legais que defendam as suas liberdades. As velhas democracias liberais sobrevivem numa área residual, embora o mundo esteja igualmente dividido entre 88 autocracias e 91 democracias. Mas estes últimos oferecem um tecto a uma minoria da população mundial, 3 mil milhões de pessoas. E esse telhado agora está tremendo.”
Para encerrar, lembrando que o livro fala de Rússia, China, Inglaterra, França, Turquia e outros, voltamos à Itália, alertando que Ainis não faz concessões nem mesmo aos governos que antecederam o atual, presidido por Giorgia Meloni. O abuso dos decretos-lei é hoje muito evidente, mesmo que muitos sejam “deixados a apodrecer porque faltam regras de implementação”. E a aprovação deles? «Acontece sobretudo sob ditado» porque na maioria dos casos a questão da confiança está colocada, mesmo na lei orçamental: «Daí uma troca de papéis: o poder executivo legisla, o poder legislativo executa», levando à distorção de “câmaras únicas alternadas”: «Significa que uma Câmara discute, aprova alterações, decide o texto, enquanto a outra simplesmente o ratifica». Como diz o título do livro, “fascismo branco”.