Messina, nasce o Centro de Justiça Restaurativa: um caminho para reconstruir relações

“Reparar os danos, reconstruir relações, gerar comunidade”. Este é o tema e núcleo conceptual do Centro de Justiça Restaurativa do Tribunal de Recurso da Comarca de Messina, apresentado esta manhã durante a conferência “O Centro de Justiça Restaurativa do Município de Messina: instituição, funções e perspectivas”, no Salão das Bandeiras do Palazzo Zanca, com a participação das autoridades institucionais do território, incluindo o Prefeito de Messina, Cosima Di Stani.

Uma realidade que nasce da colaboração entre o Município de Messina e a Associação Spondé ETS, gerida em administração partilhada entre os dois órgãos e construída através de uma rede que reúne instituições, poder judiciário, advogados, serviços sociais, Universidade de Messina, mediadores e comunidades, por uma justiça que coloca as pessoas e as relações no centro. Um espaço onde diferentes competências e profissionalismos se entrelaçam com um objetivo comum: promover caminhos em que a pessoa, os danos e as relações voltem ao centro.

“É um dia importante que atesta o compromisso com a justiça em forma de justiça restaurativa. A verdadeira justiça também é esta: não esquecer o crime, mas ter a coragem de encará-lo e enfrentá-lo, dando à pessoa a oportunidade de voltar a fazer parte da comunidade. Agradeço a todos os profissionais e a todas as entidades que tornam este caminho possível”. O presidente Federico Basile disse isto, sublinhando o valor de uma estrutura que se enquadre nas políticas da administração municipal e na construção de uma rede territorial dedicada à justiça restaurativa.

Para a presidente do Tribunal de Recurso de Messina, Concetta Maiore, “este é um tema interessante e complexo, que nos remete à função reeducativa da pena. Hoje, a justiça restaurativa já não é letra morta: através do caminho traçado pela reforma de Cartabia, consegue-se uma possibilidade concreta de cura entre o perpetrador, a vítima e a comunidade. este caminho pode ser plenamente implementado também através da definição do protocolo operacional”.

A Procuradora Adjunta Assunta Musella destacou “a importância de poder participar numa discussão que coloca no centro o perfil da justiça restaurativa e as suas possíveis aplicações. É um caminho de grande importância, também à luz das novas perspectivas que a reforma introduz e da atenção dada a situações particularmente delicadas, como as imputáveis ​​aos processos dos chamados Códigos Vermelhos”.

Para a presidente do Tribunal de Messina, Olga Tarzia, “a reforma da justiça penal deu nova importância a uma perspectiva que já existia e que tinha demonstrado que poderia produzir resultados importantes tanto para a vítima como para o autor do crime. Com a ajuda de um terceiro, o mediador, passamos de um modelo centrado apenas na reeducação para uma perspectiva em que a reparação também encontra espaço. É aqui que entra o papel do mediador: de uma ferida profunda pode surgir um caminho de regeneração, em que até o autor do crime pode lidar com a sua própria experiência e as consequências dos seus atos”.

A presidente do Tribunal de Menores de Messina, Maria Francesca Pricoco, sublinhou como “no julgamento penal juvenil, a justiça restaurativa representa uma oportunidade de mudança e crescimento, capaz de ajudar as crianças a vivenciarem relações de forma mais consciente e construtiva”.

O papel da Universidade também é central. A Reitora Giovanna Spatari lembrou que “o papel da Universidade já está definido pelo legislador. A nossa Universidade participou ativamente, também a pedido do vereador Calafiore, através de um acordo que visa estruturar o percurso formativo e contribuir para a formação de mediadores. profissionais envolvidos”.

Para a presidente do Tribunal de Supervisão de Messina, Francesca Arrigo, “na execução da pena, entre os elementos que somos chamados a avaliar está também a relação que o condenado mantém com o ofendido. de Vigilância estará sempre aberta à discussão e ao diálogo.”

Gabriella Di Franco, diretora da UIEPE de Palermo, definiu a iniciativa como “uma importante oportunidade que reúne todos os trabalhadores da justiça em torno de uma causa comum. A comunidade se envolve e a nossa intervenção será concreta, através de módulos orientados e construídos em estreita sinergia com o Ministério Público e o Gabinete dos Advogados, para garantir a informação generalizada e o pleno conhecimento das oportunidades oferecidas pela justiça restaurativa”.

O presidente da Ordem dos Advogados de Messina, Paolo Vermiglio, destacou que “a comunidade forense, com respostas tradicionais, nem sempre é capaz de dar respostas adequadas. Estas novas formas de justiça são importantes, especialmente num momento em que assistimos a novos fenómenos para os quais nem sempre estamos preparados.

Para o presidente da Ordem dos Assistentes Sociais da Região da Sicília, Giuseppe Ciulla, “a justiça restaurativa baseia-se no sentido de comunidade. Em Messina tem havido um trabalho frutífero das sucessivas administrações, primeiro com De Luca e depois com Basile, e do vereador Calafiore, que deram uma vantagem extra aos serviços sociais.

O programa de trabalho, moderado pelo jornalista Sebastiano Caspanello da Gazzetta del Sud, continuou com uma primeira sessão dedicada ao caminho que vai desde a reforma da justiça introduzida pela lei Cartabia até ao estabelecimento dos Centros de Justiça Restaurativa nos territórios. Dr. compareceu. Claudio Ferrari, diretor do Gabinete IV – Justiça Restaurativa do Ministério da Justiça, prof. Grazia Mannozzi, professora titular de direito penal da Universidade de Insubria, e prof. Giuseppe Di Chiara, professor de direito processual penal da Universidade de Palermo.

A segunda sessão, no entanto, propôs as experiências, os programas de justiça restaurativa e o papel da Universidade de Messina. Intervenientes, Dra. Maria Pia Giuffrida, mediadora e formadora especialista, antiga Diretora Geral da DAP e diretora científica da Associação Spondé ETS, com o discurso “Das experiências aos programas de Justiça Restaurativa”. Na sequência, a intervenção da Professora Giuseppina Panebianco, professora catedrática de Direito Penal da Universidade de Messina, dedicada ao papel da Universidade na formação inicial e contínua de mediadores especialistas em programas de Justiça Restaurativa e formadores de mediadores especializados.

A parte central do seminário foi dedicada ao Centro de Justiça Restaurativa de Messina, à sua organização e ao modelo de administração partilhada entre o Município e a Associação Spondé ETS. Dra. Carmela Procópio e Dra. Roberta Schneider, representantes do Centro do Município de Messina, apresentaram o Acordo para a administração do Centro; enquanto Giuseppe Macaione, mediador especialista em programas de Justiça Restaurativa e coordenador do Centro, ilustrou as funções, funcionamento e perspectivas da nova estrutura.

A fechar o dia, o papel da administração municipal e do Departamento de Políticas Sociais, que acompanhou e apoiou a criação do Centro, com o apoio dos gabinetes competentes do Departamento de Serviços Humanos.

A vereadora de políticas sociais Alessandra Calafiore, uma das promotoras do projeto, sublinhou: “Queríamos muito que Messina se dotasse de um Centro de Justiça Restaurativa porque acreditamos no valor de uma justiça capaz de olhar para a pessoa, a sua fragilidade e as relações que um crime pode romper. oportunidade de responsabilização, escuta e reconstrução. É um caminho ambicioso que hoje ganha forma e que queremos crescer junto com o território. A justiça restaurativa nos ensina que, mesmo depois de uma fratura profunda, pode haver espaço para começar de novo.”

O Centro de Justiça Restaurativa de Messina começa assim como um lugar de escuta, diálogo e capacitação, onde a justiça se encontra com a comunidade e o caminho da reparação passa a fazer parte de uma perspectiva mais ampla de reconstrução de relações. Reparar o dano. Reconstruindo relacionamentos. Gerar comunidade. É a partir daqui que começa esta nova experiência para Messina. A justiça restaurativa representa uma mudança de paradigma necessária e corajosa: uma justiça que não se limita à dimensão punitiva ou contabilística da pena, mas que olha para o cerne das relações humanas, o reconhecimento da dor da vítima, a responsabilidade autêntica do perpetrador e, acima de tudo, a recomposição do tecido social.

Felipe Costa