Há a Calábria “extraordinária” (para usar um adjetivo muito popular nos andares superiores da Cidadela) e depois há a Calábria dos tratores e caminhões estacionados. Há aquela contada através de eventos, festivais, comunicações brilhantes, e aquela testemunhada por aqueles que optaram por sair às ruas para denunciar uma situação muito difícil, marcada por custos insustentáveis e negócios em dificuldades. A crise é agora estrutural e afecta a agricultura, o sector mais crucial da economia desta região. Milhares de empresas correm o risco de acabar falidas, esmagadas por uma situação económica negativa sem precedentes. E com consequências óbvias para as famílias obrigadas a encolher o seu cabaz.
Os responsáveis políticos e institucionais não podem limitar-se a definir as reivindicações dos agricultores e dos transportadores como “sacrossantas” e a anunciar novas medidas mais incisivas. O conselheiro regional Gianluca Gallo lidera o setor há cerca de 6 anos e as suas últimas posições levantam algumas questões: o que tem sido feito para evitar o agravamento de uma crise tão profunda? Os 15 milhões atribuídos ontem pelo Conselho Regional para combater os elevados preços dos combustíveis são certamente um primeiro passo, mas insuficientes para falar de um ponto de viragem. Na verdade, trata-se de um valor significativamente inferior à real necessidade de dar trégua a todos aqueles que, mais do que outros, pagam o preço de uma situação económica negativa sem precedentes.
Alimentar as chamas dos protestos e do descontentamento pode ser o caminho mais simples, mas ao mesmo tempo o mais perigoso numa terra como a Calábria, onde a presença da ‘ndrangheta infelizmente ainda é importante e o risco de infiltração e/ou exploração do desespero é real. Não há dúvida, porém, que o drama do momento impõe responsabilidade e seriedade a todos os níveis. E levanta o tema de uma classe política incapaz de ouvir aqueles que ocupam os escalões mais baixos do nosso sistema social. Promover os nossos produtos, rotulá-los de excelência, como fizeram a Região e a Arsac nos últimos anos, não equivale a resolver os problemas críticos de quem trabalha no campo ou é responsável por transportá-los até às nossas mesas. Uma recessão desta dimensão exige medidas que não sejam extraordinárias, mas sim de longo prazo e coordenadas com todos os intervenientes no terreno. Ouvir aqueles que optaram por sair às ruas não pode ser interpretado como um sinal de fraqueza por parte das instituições a todos os níveis, nem sequer como uma prova de terem compreendido a gravidade do contexto. O que é necessário agora é menos passarelas e mais escuta, menos holofotes e mais discussão longe das luzes ofuscantes das redes sociais. A hora de dar um tiro ainda não acabou.