Messina, o Conselho Metropolitano “fantasma”: apenas duas reuniões desde a sua inauguração

Para alguns, é um órgão puramente representativo e pouco produtivo. Para outros, é inútil, tal como concebido por lei. O Conselho Metropolitano, neste caso o de Messina, recentemente ressuscitado após uma fase de comissário, está nas manchetes. Com efeito, não permite que as pessoas falem, porque muitas vezes mantém uma cena silenciosa, salvo em casos excepcionais, quando é estritamente necessário. Os números dizem isso. Desde as novas eleições (após a demissão do presidente da Câmara Federico Basile), que tiveram lugar a 27 de Julho, a assembleia provincial reuniu-se apenas duas vezes. A primeira sessão, a de 5 de agosto, foi dedicada à tomada de posse e posse dos 14 novos vereadores, à análise das condições de elegibilidade e não candidatura, de eventuais situações de incompatibilidade e à alteração do regime de acordo para a gestão conjunta do serviço de secretaria municipal entre a Cidade Metropolitana de Messina e o Município de Messina. Depois, de volta à Câmara no dia 1º de setembro, para a posse e posse do vereador metropolitano Antonino Foti Cuzzola, a modificação do regime de convênio de gestão associada do serviço de secretaria municipal e o reconhecimento de dívida extrapatrimonial. Desde então, nada aconteceu.
Também estão incluídos no “conjunto de nada ou quase nada” a omissão de Basile na nomeação do vice-prefeito e a atribuição de delegações específicas aos seus membros – como na primeira experiência anterior após a reconstituição do Conselho do Palazzo dei Leoni -, em conformidade com o princípio da colegialidade, para colaborar na gestão de determinadas áreas ou setores da Administração. Não há, então, produção documental significativa por parte dos vereadores metropolitanos que, lembremos, por esse cargo não recebem remuneração adicional em relação à de vereador ou prefeito nos municípios a que pertencem.
Mas algo novo poderá bater à porta em breve, graças a uma alteração aprovada na Comissão Orçamental Ars pelo líder do grupo Fratelli d’Italia, Giorgio Assenza. Que há poucos dias propôs a reforma do estatuto económico e jurídico dos administradores dos Consórcios Municipais Livres e das três cidades metropolitanas de Palermo, Catânia e Messina, introduzindo o subsídio de gabinete para os presidentes (que podem escolher entre a remuneração do prefeito e do topo do órgão provincial), reembolso de despesas de viagem também para os membros dos conselhos metropolitanos, remuneração e justificativa de ausências e afastamentos do local de trabalho para permitir o desempenho do mandato institucional. Tudo salpicado por um ninho de vespas de controvérsia, com acusações de um aumento desproporcional nos custos da política.
Voltando, porém, à nomeação do vice-prefeito metropolitano, Basile, na reunião anterior do conselho, o havia feito em estágio avançado. A designação de Flavio Santoro, do Sul chama Norte, chegou no último dia 25 de fevereiro, ao final da experiência do prefeito metropolitano no Palazzo Zanca e, neste caso, no Palazzo dei Leoni. A nomeação respondeu à necessidade de ter uma figura de confiança e operacional quando também saísse da faixa azul para voltar a concorrer ao cargo mais alto do Concelho. A função de “número dois” do órgão Corso Cavour faltou desde 7 de maio de 2025, pois, evidentemente, em primeira instância, não tinha sido considerada prioritária nem urgente, apesar dos pedidos prementes recebidos em diversas ocasiões da Câmara da antiga Província regional.

Felipe Costa