Google Descobrir
Fontes preferidas

No final de um dia repelindo mais o fogo amigo da Forza Italia do que os ataques da oposição, Renato Schifani colocou na mesa dos aliados a possibilidade de renunciar dentro de 24-48 horas. Nunca antes a legislatura esteve por um fio, embora pareça óbvio que a renomeação do presidente, certa até antes da investigação de Armação, fracassou. Afastado pelo próprio partido com uma aceleração que nem os adversários internos do governador previam.
Em poucas horas, ontem à tarde, Schifani ouviu o comissário regional da Forza Italia, Nino Minardo, repetir que “é necessária uma mudança” depois das investigações de corrupção que sobrecarregaram vereadores e superburocratas próximos a ele. O Palácio de Orleans está sitiado.
Minardo reemitiu o aviso 24 horas antes. Voltou a pedir “sentido de responsabilidade e generosidade”, sublinhando que esta não é a sua posição pessoal mas sim a dos dirigentes partidários. E se na segunda-feira os primeiros ataques foram desclassificados por Schifani como “iniciativas ligadas à organização do partido”, ontem Minardo foi explícito sobre o destinatário da notificação: “Para nós, o bom governo de Schifani não pode ser ofuscado por acontecimentos judiciais que giram em torno do Palazzo d’Orléans. é necessária responsabilidade.”
Nas mesmas horas chegou de Roma a notícia de que durante as votações na Câmara o grande Forzisti siciliano falou sobre a situação à Região com Antonio Tajani. Todos em Roma estão preocupados que a investigação sobre Armao possa sobrecarregar politicamente Schifani e o partido. Daí a aceleração da ideia de mudança de candidatos para o Palazzo d’Orleans, que vinha se desenvolvendo há meses. As sentenças de Minardo foram todas acordadas com Tajani e Mulè.
E quando Schifani os leu, entendeu imediatamente que havia sido abandonado pelo partido. Tentou buscar apoio tanto de Minardo quanto de Ignazio La Russa que em 2022 o indicou como candidato e que fez o melhor por ele até agosto. Mas desta vez ninguém foi capaz de garantir ao governador a resolução da ruptura.
Então Schifani jogou pelo lado positivo. Ameaçou demitir-se com algumas linhas: «Tomo nota das declarações de Minardo. Estou avaliando, com sentido de responsabilidade, as decisões a tomar, que comunicarei em breve.” Depois, reunido com os seus partidários, o presidente disse que esperava uma declaração conciliatória da Minardo até hoje, caso contrário não se deixaria queimar em fogo lento e renunciaria imediatamente. E ontem à noite o presidente informou todos os líderes da maioria desta intenção.
É difícil, se não impossível, levantar a hipótese de que Minardo e Tajani irão recuar. Especialmente porque em Roma os apoiantes da Forza Italia já discutem candidatos alternativos a Schifani: o próprio Minardo e o vice-presidente da Câmara Giorgio Mulè na pole position.
Assim a situação piorou. Mesmo que Tajani queira que uma estratégia de saída do Palazzo d’Orleans seja acordada com Schifani. Um caminho que leva à votação entre fevereiro e abril sem interrupções e que identifica um retorno ao Senado ou a outro cargo nacional para Schifani. Mas o presidente, furioso, escolheu por enquanto o caminho da demissão antecipada.
As próximas horas serão decisivas. Enquanto o amplo campo, do Partido Democrata aos 5 Estrelas, passando pelos centristas e pela esquerda, planejou uma manifestação para terça-feira sob o Palazzo d’Orleans para pedir a renúncia do presidente. A centro-esquerda pode chegar tarde, mesmo depois do Forza Italia.