“Você estava certo.” Peppe Provenzano, deputado e chefe de relações exteriores do secretariado nacional do Partido Democrata, encerrou assim o capítulo da relação com Cateno De Luca perante o público da federação provincial. Disse-o na entrevista a Manuela Modica de La Sicilia que abriu a última tarde do Festival da Unidade provincial em Villa Dante, afirmando ter sempre apoiado que era preciso ser alternativo.
Provenzano reservou o seu julgamento mais severo ao governo regional: «Neste momento, na Sicília, a questão moral é uma questão inteiramente política. Tem a ver com um sistema de recolha e construção de consenso alimentado por este direito, que nos fez retroceder décadas. É como se tivéssemos regressado aos anos 50, a um sistema em que para satisfazer até os direitos mais básicos dos cidadãos e das empresas é necessário o padrinho de serviço.” E sobre o Presidente da Região: «Como pode Schifani ficar aí mais um minuto?». Entre os exemplos, os fundos contra a instabilidade hidrogeológica: «Durante o governo Giallorossi tínhamos financiado obras extraordinárias de manutenção e reorganização hidrogeológica na Sicília com mil milhões. A Região decidiu lidar com eles nomeando um comissário extraordinário, e esse comissário foi preso por corrupção.”
O julgamento sobre a Ponte do Estreito também é claro: «Eles mantêm esta ficção exclusivamente para tentar novamente distribuir, como fizeram até agora, de forma opaca, os miseráveis benefícios que derivam da gestão do poder em torno deste projecto. Mas não haverá nada. Sempre pensei que a Ponte fosse a única ideia para o Sul e para a Sicília daqueles que não tinham outras ideias.” O resultado, para Provenzano, é uma Sicília em que «a única mobilidade corre o risco de ser a de sair, porque dentro desta região já não se pode mover».
Para as eleições regionais, Provenzano vê, em vez disso, um espaço político preciso: «Na Sicília, os votos Não no referendo constitucional foram de um milhão e duzentos mil, quando em 2022 o Partido Democrata e o Movimento 5 Estrelas alcançaram juntos setecentos mil votos. Schifani foi eleito com menos de novecentos mil. Há um espaço enorme para uma oferta política clara e séria.” O caminho passa por um programa mínimo partilhado pela coligação e pela procura de uma figura para convergir: «Se não houver esta possibilidade, mesmo na Sicília, como a nível nacional, teríamos que ir às primárias. Todos decidiremos quem liderará esta alternativa.” Com um convite à festa: «Devemos estar tenazmente unidos também nesta nossa região. Então o jogo reabre aqui também.”