Google Descobrir
Fontes preferidas

Assim começou o bate-papo de ontem de manhã com o professor Mario Bozzo, presidente e fundador do Prêmio de Cultura Mediterrânea: ele acabara de ler um livro de Matteo Nucci, «Coisas bonitas são difíceis», e encontrou nele um pensamento próprio, de vinte anos. Na época presidia a Fundação Carical e olhava com perplexidade o panorama concorrido das premiações italianas, onde muitos prêmios evaporam no dia seguinte à cerimônia. Ele decidiu tentar um caminho diferente. O rótulo de prémio literário pareceu-lhe estreito e escolheu o Mediterrâneo, que também significa Magna Grécia, os povos que desembarcaram nas costas do Sul. Assim, o Prémio de Cultura Mediterrânica chega à sua vigésima edição. Bozzo, que lecionou por muito tempo no ensino médio clássico, mantém intacta a animosidade de seu professor, e ao se deparar com uma imagem do presidente americano Pirandello vem à mente…
Há vinte anos, a primeira edição premiou Tahar Ben Jelloun e Amos Oz juntos. Ben Jelloun retorna ao palco Rendano na sexta-feira…
«Os dois nunca se tinham conhecido e apertaram as mãos pela primeira vez naquela ocasião. Os escritores sempre disseram coisas importantes, que os poderosos da Terra fariam bem em ouvir. Hoje, aqueles que governam o mundo cedem frequentemente ao apelo da força, da riqueza e do poder excessivo. Há um em particular que acredita ter sido enviado por Deus para salvar continentes inteiros. Esse aperto de mão pareceu e parece ser uma grande lição para mim. Amos Oz nos deixou, caso contrário ele teria vindo também.”
Você lecionou durante anos em uma escola secundária clássica. Quanto disso existe na escolha de confiar uma seção inteira do prêmio a um júri de estudantes?
«Há uma convicção que eu já tinha quando ensinava: a leitura é o grande caminho que um jovem deve percorrer. Quem lê também viaja dentro de si e aprende a se conhecer. Entra em contacto com o mundo, enriquece-se, aprende italiano com maior consciência, numa época em que a nossa língua corre o risco de se tornar estrangeira. Pedir às crianças que escolhessem o vencedor do romance de estreia pareceu-me importante. Digamos que é o velho professor que se ilude pensando que voltará a ser jovem…”.
O fio condutor da 20ª edição é a inteligência artificial. Que futuro você imagina para o tradutor literário, agora que um software traduz um romance em poucos minutos?
«Também nos perguntamos isso, porque existe o risco de premiar uma máquina escondida atrás do nome de um intelectual que consideramos sério. A inteligência artificial é a nova fronteira da pesquisa e ajudará o homem a fazer cálculos muito difíceis em apenas alguns segundos. Temo um risco devastador: o homem reduzido a um receptor passivo de escolhas feitas onde apenas a riqueza e a vontade de dominar contam. O presidente dos Estados Unidos divulgou uma imagem sua criada com IA, um corpo gigantesco com um homenzinho na cabeça. Sem querer, ele retratou a montanha que dá à luz o ratinho, porque da cabeça, onde mora o cérebro, nasce uma coisa muito pequena. Lembrei-me dos “Gigantes da Montanha” de Pirandello, enormes no físico e anões na mente, cujos servos matam a atriz que veio atuar para eles. Escolhemos este tema para indicar os riscos e pedir um humanismo tecnológico que coloque a pessoa no centro. A escola deve rever o seu sistema: preparar-se para o trabalho, claro, sem atirar poesia entre as coisas que não contam.”
O júri internacional atribuiu um Prémio Especial a «My free heart» do jornalista palestiniano Majd al-Assar. Como surgiu essa escolha?
«De um belo livro, a meio caminho entre um romance e um ensaio, um hino ao amor materno e ao mesmo tempo a história do desespero de uma mãe. O corpo pode ser açoitado, preso, obrigado a desistir, a pessoa fica nômade, sem teto e de madrugada não sabe como vai viver o dia. O coração de uma mãe permanece livre. Isso me impressionou pessoalmente e relatei ao júri, que gostou. A editora explicou-nos que a autora não pode sair de Gaza e queríamos lembrá-la com um prémio especial. Sua filhinha perdeu uma perna sob um muro desabado durante um bombardeio. No hospital, enquanto a mãe ouve os gritos da filha operada sem anestesia, outra mãe chega com duas meninas nas mesmas condições. As mães têm um coração que pode gerar gigantes.”
Há cerca de vinte anos, na Unical, o senhor deu uma aula para a Ordem dos Jornalistas. A análise da etimologia de duas palavras, magister e ministro, deixou-me uma impressão: a primeira de magis, o “mais”, indica aquele que lidera; o segundo a partir do menos, o “menos”, indica aquele que serve a um superior. Muitas vezes penso nisso, porque hoje é o ministro quem dirige a cultura, prerrogativa que pertenceria ao professor. Você acha que a cultura mediterrânea pode ajudar a formar professores numa época que parece preferir ministros?
«Espero muito que voltemos à figura central do mestre, entendido em sentido lato: alguém que tem algo importante para transmitir aos outros, porque sabe mais. Antes da Renascença, as duas culturas entraram em conflito. A um médico que desprezava a poesia, Petrarca respondeu com a “Invective contra medicum”: faça o seu trabalho mecânico, escreveu-lhe ele, cure o corpo se puder, caso contrário mate-o e faça-se pagar o preço do seu assassinato, e deixe o cuidado da alma para nós, poetas. A Renascença superou esse contraste com uma síntese feliz, e Leonardo foi ao mesmo tempo artista e cientista. Hoje precisamos de um novo Renascimento, através do humanismo tecnológico”.