Bardem premiado no Festival de Cinema de Roma: o cinema tem o poder de nos unir. Jenna Ortega e Deva Cassel incendiaram o tapete vermelho

O amor por Roma e pelo cinema italiano (de Fellini a Sorrentino, que lhe entregou o prémio), mas também a importância de não abandonarmos as nossas responsabilidades como cidadãos, para evitar o risco de pessoas “contra os direitos humanos” chegarem ao poder. Estes são alguns dos temas que Javier Bardem abordou no Festival de Cinema de Roma, onde recebeu o Lifetime Achievement Award, por ocasião da apresentação de «Being Loved», o filme de Rodrigo Sorogoyen, já em competição em Cannes.

Aos jornalistas que lhe perguntaram no tapete vermelho o que ele amava na capital, ele respondeu: «O que posso dizer sobre Roma que ainda não foi dito? A sua beleza representa as coisas extraordinárias que podemos fazer quando usamos a nossa imaginação para criar algo de bom.” No entanto, «então pode haver Mussolini, se abandonarmos as nossas responsabilidades como cidadãos e dermos o poder àqueles que são absolutamente contra os direitos humanos fundamentais. Mas este também é Franco, e este é Hitler, e este é Netanyahu.”

Voltando ao cinema, o ator disse que o seu filme italiano preferido é «Oito e meio. Eu assisto esse filme todos os anos. E cada vez há algo novo.” Para Bardem «o cinema é importante porque nos oferece uma forma de nos conectarmos cada vez mais uns com os outros». Segundo ele, vivemos num «tempo de desconexão, em que sentimos que estamos em contacto uns com os outros, mas estamos distantes. Criamos bunkers à nossa volta, perdendo o contacto uns com os outros.” Em vez disso, com o cinema «sentamo-nos numa sala escura com os nossos amigos, os nossos inimigos, e vivemos, não apenas observamos, mas vivemos uma experiência emocional, uma viagem. É uma coisa maravilhosa.”

A quem lhe pergunta se gostaria de trabalhar com um realizador italiano, responde sorrindo: “claro, quem não gostaria?”. O tema também volta ao teatro com Paolo Sorrentino, ao apresentá-lo ao público: “Cada vez que o encontro ele me diz: “temos que fazer um filme juntos” o que provavelmente não é verdade, mas ele recita esta frase de uma forma tão linda e apaixonada que fico feliz e acredito”. O ator espanhol retribui a estima: “Um dos filmes que mais me marcou foi A Grande Beleza”.

Em «Being Loved», que será lançado na Itália no dia 12 de novembro pela Movies Inspired, Bardem interpreta um famoso diretor que decide confiar o papel principal de seu novo longa-metragem à filha atriz (Victoria Luengo), com quem seu relacionamento é difícil há anos. O ator, falando sobre o assunto ao público antes de sair do palco, definiu-o como “um filme lindo, profundo e corajoso”.

Mas em Roma foi também dia de «As Rosas de Marraquexe», o terceiro filme de Ginevra Elkann, cheio de poesia e memória e que fala de solidão e amizade. Um jardim em Marrocos cheio de maravilhas, beleza e ordem. Muros contra o caos da vida e do que está lá fora enquanto dentro da rica villa a já não jovem e doente proprietária, Isabelle (Fanny Ardant), uma verdadeira senhora que se preocupa com a etiqueta, conhece o vinho para beber e está rodeada de muitos criados e tem como única referência, depois de a filha já não a vir visitar apesar do seu estado de saúde, a devotada governanta Leila (Nisrin Erradi) que salvaguarda meticulosamente a ordem imutável do lugar. Mas muitas vezes as paredes circundantes não são suficientes para bloquear realmente tudo e por isso, quando a irmã de Leila lhe lembra uma responsabilidade que não pode deixar de cumprir, a tranquilidade deste paraíso começa a encher-se de sombras.

«A minha personagem fez a escolha da beleza – diz Ardant – de viver numa jaula dourada, mas ao mesmo tempo não esqueceu completamente todos os laços familiares com os quais não consegue ter relações normais. Esta é a sua ambiguidade. Em Leila ele encontra uma mulher igualmente generosa e aquele carinho que sua família já não lhe dá.” E a atriz sublinha as escolhas da sua personagem: «Adoro pessoas que procuram o desapego, que já não querem fazer parte do mundo belo, mas que ao mesmo tempo criam beleza. Porque acredito que a beleza é feita para consolar.”

Cinema de Roma: Jenna Ortega ilumina o tapete vermelho

Multidão e centenas de fãs delirantes no Festival de Cinema de Roma para Jenna Ortega. A estrela global da série “Wed Wednesday” da Netflix iluminou o tapete vermelho da capital, parando por muito tempo na passarela para dar selfies e autógrafos ao público. A atriz chegou a Roma junto com o diretor Taika Waititi para apresentar o novo filme “Klara e o Sol”, que estreia nos cinemas com a Sony a partir de 22 de outubro. Interceptada no tapete vermelho pela AGI, a atriz respondeu a uma pergunta sobre sua transição dos tons sombrios de quarta-feira para a sensibilidade do novo filme e sobre sua afinidade com personagens marginalizados. «Adoro jogar com outsiders porque acho que todos, em algum momento da vida, se sentem assim. É simplesmente a natureza humana”, disse Ortega. «Ser capaz de explorar esta condição, seja uma personagem muito positiva ou muito sombria e gótica, é sempre muito divertido e um grande prazer para mim». Quando questionada sobre como ela reage ao ser informada de que é “muito jovem” para fazer alguma coisa, a atriz respondeu com confiança: “Todo mundo é muito jovem. Estamos todos fazendo coisas pela primeira vez. Você comete erros, às vezes você tem vergonha deles, mas às vezes você aprende e tira força deles.” O novo filme aborda profundamente o tema da inteligência artificial e do apoio emocional. Quando questionada sobre a possibilidade de os jovens de hoje acabarem confiando mais na IA do que nos humanos, Ortega defendeu os seus pares: «Na verdade, tenho muita fé nas novas gerações. É difícil fazer generalizações e não posso falar por todos, mas acredito que há um espírito rebelde e uma forte vontade de corrigir o rumo em relação ao que foi anterior gerações fizeram. Acho que as crianças ficarão bem.” Por fim, refletindo sobre o poder da arte e atuando em dar voz às emoções, concluiu: «Às vezes tenho dificuldade em me expressar em palavras. Mas sempre houve um personagem, ou talvez uma trilha sonora, capaz de entender exatamente o que eu estava sentindo sem nunca ter que dizer explicitamente. É algo que sempre me tocou profundamente e influenciou muito a maneira como vivo minha vida.”

Deva Cassel na história sombria de Amor Imortal

No Festival de Cinema de Roma, no dia de Javier Bardem e Fanny Ardant, todos os olhares estão voltados para ela, Deva Cassel, filha duplamente artística (pai Vincent Cassel e mãe Monica Bellucci), de vinte e dois anos e com um sorriso de menina. Ela é a protagonista absoluta de ‘Amor Imortal’ de Alexandre Castagnetti, que em breve será lançado nos cinemas com 01, onde interpreta Anastasia Marescu, uma dançarina romena que entra na prestigiosa Ópera Garnier para interpretar um balé retirado de ‘Orfeò, uma composição lendária e amaldiçoada atribuída ao misterioso Fantasma da Ópera. Anastasia, agora primeira bailarina, terá que enfrentar uma história de amor impossível com um misterioso pianista (Julien De Saint Jean), numa viagem entre a realidade e a lenda. Tudo inspirado no romance de Gaston Leroux, ‘O Fantasma da Ópera’ e filmado na Ópera de Paris. Para Deva Cassel, porém, dançar é uma espécie de destino, tendo interpretado Angelica Sedara na minissérie da Netflix, The Leopard. «Mas desta vez foi dança clássica e comecei do zero. Três meses de muito treino e depois uma ótima dublê – diz a modelo/atriz em Roma -. Tive que aprender a ter uma excelente sincronização com meu corpo, pode-se dizer que descobri isso com esse filme. Porém, a primeira vez que filmamos uma cena de dança na Ópera eu não tive vontade de dançar na frente do público, fiquei muito estressado. Aí eu disse para mim mesmo, já treinei tanto e tenho que mostrar que estou à altura.” Já sobre o amor absoluto ele diz com muita timidez: “É bom acreditar que existe, meus pais me ensinaram que para amar é preciso ouvir o outro e que o verdadeiro dom é amar mais do que ser amado.” Por que passar da moda (ela foi um testemunho de Dolce Gabbana) para o cinema? «Enquanto isso, o mundo da moda é muito mais competitivo do que o do cinema e faz você entender imediatamente que o corpo é antes de tudo uma ferramenta de trabalho, mas ainda é só uma questão de vestir a roupa, porém, não se trata apenas de vestir a roupa em movimento, há também a música, há as palavras, todas as coisas que me permitem mostrar mais de mim mesmo. Por fim, o diretor Alexandre Castagnetti, de origem italiana e pai cantor de ópera, afirma: “É claro que de alguma forma demos uma versão feminista tanto de ‘O Fantasma da Ópera’ quanto de ‘Orfeu’ que inventamos do nada. Neste último caso o mito de Orfeu muda completamente, a heroína passa a ser Eurídice e não mais Orfeu” ‘Amor Imortal’ é produzido pela Fulldawa Production – SND em coprodução com a Umedia com o apoio da uFund, e com A participação do Disney+ e Prime também conta com Romain Duris, Laïka Blanc-Francard e Guillaume Diop no elenco.

Felipe Costa