Jolanda Insana e o corpo da poesia

«A voz e o corpo da Poesia»: este é o título da conferência que a Universidade de Messina organiza hoje e amanhã para celebrar a grande poetisa Jolanda Insana no décimo aniversário da sua morte. «É – diz o prof. Gianfranco Ferraro, membro da comissão científica (com Giorgio Forni, Giuseppe Lo Castro, Novella Primo, a quem devemos o maior empenho organizativo, e Antonio Sichera) – de uma oportunidade extraordinária para reunir todos aqueles que trabalharam no trabalho de Insana nos últimos anos mas também para celebrar esta grande filha de Messina, tentando fazer o que ela mesma tentou com a sua voz: formar consciências críticas especialmente nas novas gerações”. Será também promovida uma recolha de assinaturas para a dedicatória – que parece necessário – de um lugar na cidade.

A poesia de Jolanda Insana é afiada e “armada”: ela não tem medo de machucar se isso servir para chegar ao centro das questões sociais e ao coração das pessoas. Entra em conflito com o achatamento das consciências, não alisa as arestas, mas procura realçar o pó acumulado. Os seus versos podem ser violentos, para não deixar de lado a sinceridade, são capazes de “despertar”, nunca deixam ninguém indiferente, cavam e, ainda que de forma compassiva, abrem até as mentes mais atrofiadas. No Autodizionario degli italiana Insana escreveu sobre si mesmo: «Ele conhecia a guerra e os figos secos e, portanto, prefere palavras de substância necessária contra o gelo e as frieiras». Títulos como «Câmara de combustão», «O inexpugnável maldito», «Sciarra amara», «Fendenti fonici», «La stortura» são emblemáticos da sua forma de conceber a poesia, nunca condescendente, capaz de misturas extraordinárias entre italiano e dialeto, nos moldes sonoros dos versos altamente teatrais dos gregos antigos. «Insana – confirma Ferraro – acreditava na capacidade chocante, longe de pacificadora, da poesia. Acredito que todos os participantes da conferência partilham esta perspectiva. Em primeiro lugar, destacar a relação entre voz e corpo na poesia, a partir do olhar que a poesia de Jolanda nos dá na sua composição mais famosa, “Pupara sono”, sobre a luta inesgotável entre a vida e a morte. Trata-se de redescobrir como a voz poética de Insana está nesta luta da vida e pela vida, e como a literatura deve ser vista como uma das forças individuais, mas também sociais e políticas, que podem transformar o estado das coisas. Depois há a investigação filológica que nos ajuda a compreender o estatuto poético do Insana, “clássico” e em constante relação com os clássicos. Penso nas suas fontes antigas e lembro que ela nasceu classicista e tradutora do grego e do latim, estudou na universidade de Messina e só depois mudou-se para Roma. Será também uma oportunidade para examinar a sua relação com Messina, com os seus Gravitelli, com Monforte e com o Estreito, sempre presente no seu olhar sobre o mundo. Não apenas como memórias biográficas, mas como representação, metonímia do mundo e das forças que nele lutam incessantemente: a figura do terramoto, por exemplo, mas também as forças opostas dos mares que se encontram e se chocam no nosso Estreito. Depois as pequenas coisas: a cozinha, os pratos antigos, sobretudo os da tradição pobre, como forma de entrar em relação com o mundo, com as coisas, com os outros”.

«Finalmente – acrescenta Ferraro – faremos uma revisão da relação da poesia de Insana com o seu tempo. Ela sempre lia o jornal. A sua poesia é muitas vezes uma forma de codificar a raiva que lhe causaram as injustiças contra os mais fracos e indefesos. Muitos dos seus poemas, certamente não ternos, surgem de recortes de jornais do nosso tempo, são gritos de alarme movidos pela angústia por aquilo que ele via como profundamente podre na nossa sociedade, a forma de tratar quem não tem voz, os idosos, os jovens, os imigrantes”.
Artesão alquímico, nunca pacificado com a linguagem e – podemos acrescentar – certamente Estrito. «Penso – acrescenta Ferraro (que leciona em duas universidades portuguesas) – que ler Jolanda Insana, em Messina, serve sobretudo para que a nossa cidade se possa reconhecer, olhar melhor para si mesma, e também descobrir-se como diferente e mais complexa, mais estratificada, do que pensa que é. Ela tinha um olhar interno e externo sobre Messina ao mesmo tempo. Ela se foi, mas sempre voltava. Cosmopolita, mas “messinesazza”. Penso que este olhar desafiante da poesia de Jolanda, nunca complacente, terno mas duro, é muito útil a todos nós, povo de Messina, de “rocha e mar aberto”, e quando digo povo de Messina penso também nos filhos de pais magrebinos, indianos, chineses que frequentam as nossas escolas e falam o dialecto de Messina como língua franca”.

A estas considerações gostaria de acrescentar um lembrete. Quando em 2008 editei a publicação do livro «Querida Messina… Manifesto ideal dos intelectuais da diáspora de Messina», por ocasião do centenário do terramoto, telefonei para Jolanda Insana. Ela respondeu-me com a sua típica bondade amarga (e portanto sincera e acolhedora) e aceitou o convite, enviando-me um poema do livro «Fragmentos de um oratório pelo centenário do terramoto de Messina». Aqueles versos, embora cortantes como sempre, continham amor e dor, esperança e decepção: «Accurriti accurriti people / me figghia me figghia / traga uma escada / me figghia / accurrìti accurrìti / u focu u focu / sa mancia / viva / a fini du munnu / a fini da so vita / viniti curriti / ‘na scala / tièniti tièniti / filha». Houve uma relevância surpreendente, a coincidência entre a dor de uma mãe de então e a de hoje, quando o “terremoto” não é mais feito daquelas ruínas de concreto, mas da compulsão de ver partir os filhos que não conseguem encontrar o caminho para crescer aqui entregando-se a desejos, qualidades e possibilidades. Esse grito – «accurrìti accurrìti» – é qualidade poética e premonição, é notícia e sentimento. É poesia, para ontem e para hoje.

A iniciativa insere-se no calendário de comemorações promovido pela Comissão pelo décimo aniversário, em colaboração com a Universidade, o Município de Messina e a Accademia Peloritana dei Pericolanti, com o patrocínio da Sociedade Italiana para o Estudo da Modernidade Literária (MOD) e da secção de ensino MOD-Escola. A conferência, em três sessões, com estudiosos de universidades italianas e estrangeiras, terá abertura hoje às 14h45, na Aula Magna do Departamento de Civilizações Antigas e Modernas e continuará amanhã, às 9h, na Aula Magna da Reitoria.

Felipe Costa