Escolares e estrangeiros: restrição de 30% apenas para quem não fala italiano, visando isenções

Adicione a Gazzetta del Sud como fonte


Incidirá apenas nos alunos que não sabem nada de italiano, por exemplo, não conseguem compreender o que o professor explica na aula nem fazer perguntas ao professor, portanto principalmente nos alunos recém-chegados de países terceiros, decreto previsto para quinta-feira no Conselho de Ministros que estabelecerá um limite máximo de 30% de estrangeiros na sala de aula.

A disposição não se aplicará a quem frequentou creches ou a quem frequentou escolas italianas com bons resultados. E proporcionará isenções em todas as áreas onde a concentração de imigrantes é muito elevada ou onde é difícil encontrar outras escolas nas proximidades. E onde não for possível colocar o aluno numa escola próxima, o governo decidiu destinar 14 milhões de euros para reforçar o ensino do italiano, como explicou o ministro da Educação, Giuseppe Valditara, ao Tg1. Estes fundos serão utilizados “precisamente para fortalecer o ensino e a personalização do ensino do italiano para aquelas crianças que ainda se encontrarão em contextos mais complexos”, disse Valditara.

A disposição também proíbe o uso de burqua e niquab na escola (de acordo com algumas estimativas, não há mais de 500-600 estudantes do sexo feminino que os usam), cursos obrigatórios de italiano para pais migrantes de estudantes que têm dificuldades com a língua, e também abrangerá estudantes com passaportes europeus que tenham dificuldades com o italiano. Além disso, é provável que o documento também inclua outras alterações para as escolas, como a mudança de nome de institutos técnicos para escolas secundárias.

São pouco menos de mil turmas com mais de 20% de estudantes estrangeiros recém-chegados que não sabem italiano, principalmente na escola primária. Valditara, que hoje em entrevista ao Corriere della Sera disse estar preocupado com o fenômeno da fuga branca, que leva muitos pais a transferir seus filhos de escolas com alto percentual de imigração, à noite respondeu aos oposicionistas que o definiram como “racista”: “situações deste tipo são um prelúdio para um retorno à guetização e à segregação ao estilo do Alabama dos anos 1950. Não acredito que políticos de tamanha má-fé ou ignorância sejam dignos de representar Italianos”. Fortes críticas da oposição.

«Valditara não sabe do que está falando e não está falando sério. Tem um único objetivo claro: lançar o máximo de fumaça racista possível contra os migrantes durante a campanha eleitoral para encobrir toda a sua inadequação”, ataca Elisabetta Piccolotti, Avs. Para a senadora do M5S Barbara Floridia “perseguindo Vannacci querem nos levar de volta à escola com as camisas pretas”.

“As crianças não são cafonas”, afirma Irene Manzi, líder do grupo PD na comissão de educação e gestora escolar nacional do PD. Na maior parte, os expoentes do FI parecem cautelosos. Para o eurodeputado da Forza Italia Flavio Tosi «sabemos que existem bairros com grande concentração de estrangeiros, o mesmo se aplica aos municípios do entorno das capitais com forte expansão industrial. Lá não é possível transferir crianças para escolas talvez a vários quilómetros de distância.” Portanto, para o expoente azul, “o novo decreto afirma um princípio justo, mas devem ser previstos mecanismos de flexibilidade”. E também para a Ministra Universitária Anna Maria Bernini “os 30% estão lá, mas devem ser reduzidos às realidades individuais que não são todas iguais”.

Felipe Costa