Israel recorda o 7 de Outubro, o fracasso no centro das eleições. Mattarella: “Compromisso contra o antissemitismo. Devastação intolerável em Gaza”

No terceiro aniversário do massacre de 7 de Outubro, Israel vive uma semana de comemorações, eventos, protestos e marchas. A bicicleta sem pedais de Ariel Bibas, a criança ruiva que se tornou símbolo daquele dia de horror, estará na exposição ‘O Espaço Deixado para Trás’, uma coleção de objetos pertencentes a quem foi morto, feito refém, afetado pelos acontecimentos.

Os eventos foram realizados em 400 locais, começando às 6h29, horário do início do ataque do Hamas, até a noite com uma cerimônia nacional em Tel Aviv. A maioria dos eventos comemorativos e iniciativas de protesto foram organizadas pelo Conselho de Outubro, grupos de protesto e movimento Kumu. Os eventos também estão planejados no local do festival de música Nova, perto de Re’im, e no cruzamento dos arcos Sha’ar HaNegev, onde a bandeira israelense é hasteada a meio mastro. Famílias enlutadas do Conselho de Outubro participam de serviços memoriais dedicados aos seus entes queridos em todo o país. As instituições participantes incluem os hospitais Soroka, Ichilov, Sheba, Rambam, Hadassah, Schneider, Wolfson e Hillel Yaffe, o Instituto Weizmann de Ciência, o Technion, a Universidade Ben-Gurion, a Universidade de Tel Aviv, a Universidade Hebraica e a Universidade Reichman. No Centro Peres para a Paz e Inovação, em Jaffa, a exposição ‘Espaço Deixado para Trás’ será aberta ao público, exibindo objetos pessoais pertencentes a dezenas de pessoas mortas no dia 7 de outubro. Os protestos acontecerão em vários locais de Israel, da tarde até a noite. O dia culminará às 21h15, quando a cerimônia comemorativa nacional organizada pelas famílias do 7 de outubro e apresentada pelo ex-refém Eli Sharabi e pela atriz Shani Cohen será realizada no Parque Hayarkon de Tel Aviv.

Ariel foi sequestrado pela Jihad com seu irmão Kfir, de nove meses, e sua mãe Shiri. Nenhum dos três regressou do cativeiro em Gaza. Se ele não tivesse sido morto, teria completado 7 anos no dia 5 de agosto.

O fracasso do aparelho de segurança e do governo liderado por Benjamin Netanyahu continua a torturar os israelitas. A votação ocorrerá no dia 27 de outubro. O sentimento de luto, a frustração, a saudade dos filhos e dos pais perdidos terão o seu papel nas urnas. As primeiras eleições em Israel após o massacre do Hamas – e a subsequente ofensiva militar que causou dezenas de milhares de mortes palestinianas em Gaza – carregam consigo o peso do pior massacre de civis judeus desde a Shoah e as considerações políticas que se seguem.

A responsabilidade de não ter previsto e interpretado os sinais vindos da Faixa pesa muito sobre a candidatura do actual primeiro-ministro. Que regressou, apesar da idade, do cancro e dos 19 anos de mandato, ainda que com interrupções, que o tornam o primeiro-ministro mais antigo da história do país. Ele é o único que não admitiu sua responsabilidade pelo massacre, ao contrário do ex-chefe das FDI Herzi Halevi e do ex-diretor do Shin Bet Ronen Bar.

No centro da campanha eleitoral estão regularmente velhas e novas acusações lançadas pelos meios de comunicação israelitas anti-Bibi e pelos jornais internacionais para o acusarem de ter sido avisado da catástrofe que estava prestes a atingir Israel, mas de não lhe ter prestado atenção. No entanto, o núcleo duro dos “bibistas”, os apoiantes mais tenazes de Netanyahu, não parece ter qualquer intenção de recuar, mesmo face ao precipício, mesmo de reputação, em que a nação caiu com a guerra em Gaza.

Depois do 7 de Outubro, Israel já não é o mesmo de antes. Entre os efeitos daquele dia em que 1.200 civis foram mortos e outros 251 feitos reféns, os analistas apontam para uma clara viragem à direita. Segundo pesquisa do Fórum de Defesa e Segurança de Israel, uma das mudanças mais marcantes ocorreu na questão do Estado palestino: se em setembro de 2023 31% dos entrevistados acreditavam que seria um desastre para Israel, hoje o percentual subiu para 52%. 52% pensavam que era necessário chegar a um acordo “com uma liderança palestina séria”, hoje a percentagem caiu para 31%.

Diferentes pesquisas do Instituto de Segurança Nacional mostram um forte ceticismo na percepção de segurança, tema considerado existencial. Os israelitas não pensam que tenha sido alcançada uma vitória em Gaza: 59% estimam hoje que um acontecimento semelhante ao 7 de Outubro poderá repetir-se nos próximos anos na fronteira com a Faixa. Mas é preciso dizer que nem todos vão para a direita. O mapa da sondagem eleitoral revela um pequeno renascimento da esquerda israelita: no atual Knesset, eleito em 2022, é representada por apenas 4 deputados, enquanto o partido Democrata de Yair Golan tem agora cerca de 10 assentos.

Os números falam com bastante clareza, mas os sentimentos das pessoas são de outro mundo. E aparece de repente, quando você menos espera. Acontece que você pede um cafezinho num bar de Tel Aviv, logo surge a piada sobre os italianos e a xícara, depois a conversa sobre gostos, sabores. E assim, aliás, antes de partir aquele senhor com as rugas prematuras traz à tona uma lembrança. O filho também gostava de café italiano, foi morto por terroristas na festa da Nova, foi para lá trabalhar como garçom. Ele tinha 20 anos.

Hoje Israel acordou cedo. Às 6h29 da manhã um minuto de silêncio, horário de início do ataque. Às 7 horas da manhã os activistas reuniram-se em frente às casas dos ministros que estavam em funções nesse dia. O Conselho de 7 de Outubro falou a uma só voz: «Três anos depois, esta data não deve tornar-se apenas mais um dia no calendário. Por trás dos números há pessoas, famílias, vidas destruídas, e por trás da tragédia ainda há dúvidas. O povo israelense merece respostas.’

Mattarella: “Os ataques de 7 de outubro são um alerta contra o ódio. Devastação intolerável em Gaza”

“Hoje assinala-se o trágico aniversário do ataque ignóbil perpetrado pelo Hamas contra numerosos civis israelitas. Muitos jovens, incluindo os de outras nacionalidades, foram cobardemente atacados, feitos reféns ou privados das suas vidas enquanto se reuniam para uma ocasião festiva. Outros foram brutalmente mortos ou raptados nas suas casas, sem qualquer piedade para com as crianças e os idosos. Atos de terrorismo nunca podem ser justificados ou rejeitados. Continuarão a ser, para todos os povos, um doloroso aviso a ser sempre condenado e firmemente rejeitado, em no Médio Oriente e em todo o mundo, as pragas bárbaras e incivilizadas do terrorismo, do anti-semitismo e de todas as formas de ódio étnico e religioso”. A afirmação foi do presidente da República, Sergio Mattarella.

“Os atos repugnantes que, com extrema e desumana crueldade, foram cometidos em 7 de outubro de 2023 reabriram uma fase dramática de instabilidade e violência na região. Ao sofrimento atroz causado soma-se aquele que, ainda mais desde então, pesa sobre multidões de palestinos. ser travada, recriando, em vez disso, as condições, agora profundamente comprometidas, de coexistência entre israelitas e palestinianos na perspectiva de “Dois Povos, Dois Estados”, para podermos viver pacificamente, lado a lado”. A afirmação foi do Presidente da República, Sergio Mattarella, em comunicado por ocasião do aniversário de 7 de outubro.

“Nesta ocasião – conclui – desejo renovar a proximidade da República Italiana ao povo de Israel, às famílias das vítimas e a quantos ainda carregam as feridas daquele dia terrível, fazendo votos de que se fortaleça a determinação de toda a comunidade internacional em construir condições duradouras para que haja paz e segurança para essas terras e povos atormentados”.

Felipe Costa