Morta entre San Giovanni e Cosenza após uma espera inútil, a viúva de Serafino Congi fala: «Há outros casos nas trincheiras da injustiça social»

O eco generalizado relativo à morte de Serafino Congi, ocorrida em 4 de Janeiro de 2005, após uma longa e inútil espera por uma paragem cardíaca ao longo da rota San Giovanni-Cosenza, ainda não diminuiu. Com efeito, continuou com outros casos registados na Calábria, em nenhum dos quais prevaleceu a urgência da “dependência do tempo” das patologias agudas.
Caterina Perri, viúva de Serafino, professora de Direito e mãe de duas meninas, é agora testemunha do que lhe aconteceu. Uma história que, apesar de viver imersa em imensidões e eternidades, vê o passado e o futuro, o amor e a dor como dois infinitos. Como a infância, que tem um infinito pela frente e um abismo atrás; e, pensando na prova da vida, como adultos temos a sensação de duração contínua e de precariedade irremediável.
“E é o fio que quebra o silêncio”, disse ele ontem em Gazeta do Sul. «Somos todos Serafino», mencionando, no vigésimo aniversário da morte de Oriana Fallaci, «como existem solidões que não se medem pelo número de pessoas que nos rodeiam, mas pela vastidão do silêncio institucional que nos rodeia. Daí a necessidade de ir a Florença, entre as avenidas do cemitério, e parar em frente ao túmulo do jornalista. Naquele lugar, diante dela”, continua Perri, “procurei e encontrei o espelho da mesma consciência: a solidão, o mesmo isolamento de quem busca a verdade contra um sistema surdo”.
A partir daqui Perri destaca A Man, romance da honesta Fallaci em que ela narra seu amor por Panagulis, justapondo-o com sua nova obra impressa “L’Attencia” (Editor Rubbettino), que apresentou na cidade e, anteontem, em Cosenza, onde emerge a contradição do poder: aquele que muda de cor, mas que nunca morre.
Em suma, Perri observa ainda: «A verdade que grito através desta história e da minha batalha não é um desafio solitário: Serafino não é um caso isolado. Nesta trincheira contra a injustiça social, “Somos todos Serafino no signo de Antígona”, decidi idealmente assumir a batuta de Oriana Fallaci. Utilizo a escrita e o meu testemunho para evitar que histórias de injustiça social caiam no esquecimento. Esta minha luta é o ato político definitivo: demolir a retórica do poder para levar as pessoas a finalmente se tornarem aqueles cúmplices que faltavam a Alekos e Serafino.”

Felipe Costa