Padre Felice Scalia, a necessidade dos outros como missão de fé

O funeral do Padre Felice Scalia, jesuíta e teólogo falecido na última quarta-feira, será realizado esta manhã, às 10h, na igreja de San Sebastiano, em Acireale. Sua morte despertou sentimentos de tristeza e gratidão entre aqueles que o conheceram e amaram. “O fogo da vida”: esta foi a imagem dada pelo padre a Antonino Mantineo, um dos amigos que o encontrou pela última vez na terça-feira. No seu diálogo, o jesuíta perguntou quais eram os elementos vitais para os pré-socráticos. À resposta “fogo”, ele respondeu: “Foi o que acabou”; ele já sentia que o momento do fim estava próximo. Mantineo, professor da Universidade “Magna Græcia” de Catanzaro, recorda uma longa amizade e o profundo vínculo do Padre Felice com Messina, onde viveu durante trinta anos: «Ele disse que a sua família estava aqui».
Uma família extensa, feita de relacionamentos e de atenção discreta aos necessitados, especialmente às mulheres em dificuldades financeiras que ele ajudou a continuar os estudos. Isto também foi lembrado por Mons. Cesare Di Pietro, bispo de Locri-Gerace: «Foi um sacerdote que soube combinar perfeitamente cultura e espiritualidade, atualizando a Palavra de Deus. Um homem hospitaleiro e próximo, sagaz e sensível, capaz de explorar a alma humana através do seu olhar».
Di Pietro exaltou também a sua competência teológica e experiência docente: «Excelente teólogo e professor, tive a oportunidade de apreciá-lo particularmente no Instituto Superior de Ciências Humanas e Religiosas do Ignatianum, onde fui diretor; depois, como reitor do seminário, muitas vezes o convidava para pregar os exercícios espirituais.” Na sua memória há também a consciência de uma presença que desaparece com o Padre Felice: «Com ele Messina perde o último bastião dos Jesuítas, uma congregação que contribuiu para a construção cultural da comunidade da cidade». Um vínculo ainda mais antigo é aquele recordado por Dom Marco Sprizzi, presidente do Departamento de Emprego da Santa Sé, que conheceu o Padre Felice em 1976, quando ainda era criança, durante um acampamento de escoteiros em Sila, no lago Ampollino: «Ele era a alma daquela casa de férias», recorda, junto com a mãe do Padre Felice, numa experiência de espiritualidade e hospitalidade. Depois, os encontros como sacerdotes, as conversas e a admiração pela “genuinidade, sinceridade e paixão” com que levou adiante os ideais evangélicos; Dino Calderone, professor de Filosofia, define Padre Felice como “um autêntico homem religioso, como poucos”. O seu radicalismo evangélico poderia suscitar dissidências, especialmente nas questões da paz e da imigração, mas precisamente a comparação, explica, revelou “a força do seu paradoxo evangélico” e a capacidade de questionar a lógica mundana.
Para o diácono Santino Tornesi, diretor de Migrantes da Conferência Episcopal Siciliana, Padre Felice foi antes de tudo um homem que soube acolher: «Ele não mandou ninguém de volta, disse. Na igrejinha de Santa Maria della Scala havia sempre uma porta aberta e uma palavra para quem chegava, especialmente para os migrantes, os excluídos e os frágeis. Foi a sua forma concreta de viver o Evangelho, ao lado de quem mais precisava”.

Felipe Costa