Peppino Mazzullo, voz histórica de Topo Gigio, morreu no dia 30 de setembro em Messina, três meses depois de completar cem anos. Lembramos dele ao propor novamente a entrevista que nos concedeu para a Paginatrè da Gazzetta del Sud em fevereiro de 1998, quando o personagem completava quarenta anos e o ator se preparava para voltar a morar em sua Santo Stefano Briga.
Quem acreditaria em uma grande história de amor entre uma marionete e um humano? Mas foi o amor à primeira vista que deu origem ao Topo Gigio há quarenta anos, quando o ator Peppino Mazzullo, nascido em Santo Stefano Briga, de Messina, viu pela primeira vez o pequeno personagem a quem emprestaria a voz e… a alma. Desde então, juntos, têm viajado por todo o mundo, desde a Finlândia até à América do Sul, traduzindo para as mais díspares línguas (inglês, português, espanhol, francês, árabe e, recentemente, também croata e albanês) aqueles proverbiais “me mexem com abraços” e “o que me estás a dizer”. Existem até os “Topo Gigio’s”, alguns dos mais renomados restaurantes italianos de cidades como Chicago e Atlanta, e um desenho animado de muito sucesso foi produzido no Japão.
Mas a maior gratificação para Mazzullo-Gigio é se destacar, à frente de pessoas do calibre de Frank Sinatra, no ranking especial de participações no “Ed Sullivan Show”, verdadeira instituição da televisão americana (foi lá, por exemplo, que 73 milhões de americanos viram os Beatles pela primeira vez).
«Comecei a atuar em Santo Stefano Briga – diz Peppino Mazzullo – na igreja de San Gaetano. Eu havia formado uma companhia de teatro junto com o professor Plácido Andriolo, batizada em homenagem a Vittorio Alfieri, e logo após a guerra encenamos várias tragédias, desde Aristodemo de Vincenzo Monti até Romeu e Julieta de Shakespeare. Depois frequentei duas academias de arte dramática e muita escola de teatro até chegar à companhia de prosa Rai em Milão em 1950. Ao mesmo tempo fui ator principal no teatro Angelicum onde participei de toda a série de “Signor Bonaventura” e lembro que Sergio Tofano ficou encantado com minha interpretação. Depois inúmeras comédias, desde “O Doutor Voador” de Molière até “As Aventuras de Lazarillo de Tormes”; todos os arlequins como Brighella, Truffaldino… enfim, muitos personagens. Foi a única empresa na Itália a fazer espetáculos e programas infantis. E fiquei muito tempo em Milão trabalhando com a maioria dos grandes atores do momento… de Ruggero Ruggeri a Renzo Ricci, de Peppino De Filippo a Nino Besozzi. Então todos eles passaram pela RAI.”
Do Rai de Milão ao Richetto
– E o Totó?
“Não. Nunca tive a alegria de trabalhar com Totò… mas com Taranto e Rascel sim, e durante vários anos. Assim como com Tognazzi e Vianello. Precisamente então começaram os anos de criação da revista. Passei três anos na Rai fazendo “O Jardim das Maravilhas” com o inesquecível Giovannino Mosca, que foi amigo daquela série de grandes atores como Vittorio Metz e Marcello Marchesi.”
– E na Rai ele também conheceu Maria Perego e Cino Tortorella…
«Na verdade… Na verdade, eu já conhecia Tortorella porque estudamos juntos na Academia de Artes Dramáticas. Foi ele quem, ainda antes do “Zecchino d’Oro”, quando começou a fazer “Zurlì mago del Thursday”, me chamou para interpretar Bonaventura em sua transmissão. E daí nasceu Richetto. Na verdade eu deveria ter aparecido apenas em um episódio, no papel de um colegial que o mágico Zurlì, com uma carta de maçapão, teria curado da claudicação de R. Em vez disso, entre uma improvisação e outra, Richetto trabalhou vários anos. Isso foi em 1957, enquanto 1958 foi o ano do Topo Gigio.”
O nascimento de Topo Gigio
– Como nasceu o Topo Gigio?
«Ele nasceu… com uma camisa. Porque ele tinha uma mãe maravilhosa como a Maria Perego, que já o criou para fazer um número musical. Um dia ela me apontou esse boneco, que ainda não tinha “falado”, e me disse: “Tente achar uma voz para ele, quem sabe, pode surgir um bom personagem”… e, graças a Deus, foi assim.”
Como em todos os “mitos”, existem versões conflitantes sobre o nascimento do tenro boneco. A sua criação é atribuída maioritariamente a Maria Perego, mas alguns historiadores da televisão sustentam que o verdadeiro “inventor” foi Guido Stagnaro (os dois então, com Federico Caldura, formaram um trio de sorte no pequeno ecrã).
– Quarenta anos juntos não são poucos. Mas qual é o seu… “relacionamento”?
«O que posso dizer… faz parte da minha vida. Através deste boneco tenho a sorte e a alegria de desempenhar também um papel educativo para as crianças. Uma tarefa nobre.”
– Topo Gigio também é pedagogo?
«Bem, involuntariamente. A certa altura você entende que um personagem tão querido há tantos anos não pode ser interpretado levianamente. Portanto, tenho muito cuidado com as palavras que digo e como as digo. Mesmo quando Gigio grita que ele deve ser cativante, ele nunca deve incomodar os ouvidos do público.”
– As letras são sempre improvisadas?
«Não, há também alguns textos muito bonitos escritos por Maria Perego, aos quais eu, como todo ator deveria fazer, acrescento algo de minha autoria no último momento… muitas coisas não podem ser escritas. Independentemente de para quem escreve, Gigio tem vida própria, com ou sem letra. Ele pode até fechar os olhos e seguir em frente sozinho… você dá uma chance a ele e ele fala.”
– E a Commedia dell’Arte foi muito útil para isso.
“Naturalmente. Foi assim que comecei num cinema em Messina. Primeiro fizemos Romeu e Julieta mas depois veio a farsa que foi toda improvisada. Tinha uma tela para brincar. Podia durar meia hora ou uma hora, dependendo de quanto tempo o público quisesse que durasse… quanto mais riam, mais avançávamos.”
O elfo de Santo Estêvão Brig
– Você já sonhou em ser o Topo Gigio?
«Uma vez sonhei com ele falando comigo com a minha voz e acordei, não direi assustado, mas muito animado. Mas há um episódio particular nas minhas memórias de infância. Aos três ou quatro anos, em Santo Stefano Briga, abrindo os olhos uma manhã, fiquei imóvel porque ao pé da cama vi… sabe como chamamos aquilo? u fuddittu (o elfo, o duende da floresta muito difundido na Sicília e também nos contos de fadas europeus, ed.), um homem muito baixo. Eu vi essa estatueta e tive vontade de gritar para ligar para minha mãe, mas não consegui… pelo menos é disso que me lembro agora. Trinta anos depois, em 58, quando vi Topo Gigio pela primeira vez, tive arrepios… era aquele personagem que eu tinha visto quando tinha três anos.”
– Foi uma premonição ou uma coincidência que fez sua fortuna?
“Não sei. O ser humano ainda pode ser conhecido trinta e quarenta por cento. Ficamos presos na vida cotidiana. Talvez tenhamos gravado muitas coisas na memória, e de vez em quando elas podem vir à tona. Para mim a vida é um sonho maravilhoso… não creio que possa acabar com a morte.”
O compromisso mais recente de Peppino Mazzullo é salvar as preciosas obras de arte da sua aldeia natal, Santo Stefano Briga, para onde decidiu regressar. Já comprou e mandou reformar uma casa ao lado da igreja de San Gaetano, aquela onde se estreou como ator ainda menino.
O retorno à Sicília
– Agora você também está trabalhando muito pela terra onde nasceu e onde em breve voltará a viver…
«Sim, tenho uma grande oportunidade de fazer algo pela minha região, pela nossa Sicília. Por que não fazer isso? Há coisas esplêndidas, temos muitas obras-primas que estão sendo destruídas… Acredito que também esta é uma tarefa que devo realizar”.
– Ele não esqueceu a Sicília nem mesmo seu dialeto. Numa das últimas emissões de “SOS, opera d’arte chiara” interpretou Antonello da Messina em siciliano…
“Sim. Lembro-me também de uma longa série de rádio na Rai de “Sala stampa Sport”, antes do “Domingo de Esportes”, quando Giovannino Brera estava lá. Eu, que joguei com Calogero, um siciliano, representei todos os times do sul, e Febo Conti em milanês os do norte.”
– A semelhança estética entre Richetto e Topo Gigio é uma coincidência?
«Não, não é coincidência… Que bom que você também percebeu. Lembro que quando Maria Perego entendeu que eu quase sentia o personagem dentro de mim, à medida que ela o modificava, dos olhos ao lábio inferior, ela sempre acrescentava alguns traços que se assemelhavam a mim. Inicialmente este não foi o caso. Ele era mais feio, mais parecido com um rato do campo, com uma barba feita de pedaços de palha grudados nas bochechas.”
– Você sempre tem o boneco com você?
“Não, nunca tive e não quero ter.”
– Por que?
«Porque ele se torna um fantoche. Adoro o personagem… e orientei meus colaboradores a nunca me deixarem ver Topo Gigio jogado no chão ou pendurado em um prego como uma marionete. Só nos encontramos na hora de ir ao ar. Nem tento… porque não consigo repetir as entonações que dou na primeira vez. Eu realmente os vivo, coloco minha alma neles.”