Tensões na região da Sicília, Schifani e o “grande baile” da demissão: o Conselho “trava” a legislatura

Mais um ato da novela política que anima o Palazzo d’Orleans após o terremoto de Armao. O Conselho Regional reuniu-se esta manhã para o que, aparentemente, é uma sessão ordinária, com 13 pontos na ordem do dia que vão desde nomeações de saúde (como a cadeira do diretor do Cefpas) a protocolos com o Ministério Público de Catânia, até às clássicas “dicas” para contrariar o “combustível caro” entre a agricultura e a pesca.

No entanto, a atmosfera dentro dos quartos da Região era tudo menos serena. De fato, durante todo o dia de ontem, os corredores da política de Palermo foram atormentados por rumores cada vez mais insistentes sobre a possível renúncia do governador. O que desencadeou o nervosismo de Schifani foi a parada abrupta que veio dos líderes do seu próprio partido, Forza Italia, com o comissário regional Nino Minardo que congelou as ambições do presidente ao eliminar – ou pelo menos congelar – qualquer certeza sobre o seu segundo mandato. Uma verdadeira desconfiança crescente que levou o ex-presidente do Senado a contemplar a grande recusa.

Hoje, porém, o recuo estratégico parece ter prevalecido sobre o gesto de orgulho. Schifani chegou à reunião reservando as comunicações finais para fazer pesar a sua liderança, enquanto à sua volta os vereadores se ocupavam a atirar água ao fogo numa “passarela” de declarações alinhadas para afastar o pesadelo de uma votação antecipada: Giusi Savarino que orgulhosamente afirma que as contas estão em ordem e a promessa do orçamento até ao final do ano; Edy Tamajo que garante com convicção que a legislatura “deve continuar porque tanto bem foi feito”; o Conselheiro para a Economia, Alessandro Dagnino, pressiona pela mudança orçamental e pela lei de estabilidade para garantir o caminho do governo; enquanto de Elvira Amata um seco “se a legislatura acabar, certamente não depende de mim”. O Conselho terminou com a aprovação dos pontos da ordem do dia, sem que Schifani fizesse qualquer referência à sua demissão após o início da crise com os dirigentes do Forza Italia devido à reviravolta do partido na sua renomeação para o segundo mandato.

Não foi e não foi mesa de acerto de contas. Não houve espaço para discussão sobre a suposta renúncia ou, em qualquer caso, para abordar a questão das anunciadas “decisões responsáveis ​​​​iminentes”. O tema será provavelmente adiado para meados da próxima semana, altura em que o chefe do executivo siciliano, o líder italiano Antonio Tajani, e o comissário regional, Nino Minardo, deverão reunir-se na capital.

De momento, apenas um coro unânime, em suma, para dizer que o assunto está a avançar, mesmo que a fissura política no centro-direita permaneça aberta e as manobras pareçam apenas ter começado.

Enquanto isso, na centro-esquerda, o líder da Controcorrente Ismaele La Vardera não faz concessões: “A Sicília é atormentada por investigações e prisões e a centro-direita cita todos os nomes para a candidatura, gabando-se da virgindade que perdeu há anos”. “Enquanto a reunião do conselho está em andamento, leio jornais onde todos estão prontos para se candidatar ou propor nomes. Estamos falando de pessoas que já estão no governo há 10 anos e que buscam uma virgindade política que não têm. Fomos claros para Schifani que ele tem a obrigação de reportar à Câmara, se não o fizer bloquearemos qualquer tentativa de discutir a mudança sem parlamentarizar uma crise que não pode mais ser varrida para debaixo do tapete”.

Felipe Costa