Adicione a Gazzetta del Sud como fonte

Escrita? Você nunca sabe aonde isso o leva. É ela quem guia, pega na sua mão e leva você a destinos que você só descobrirá vivendo, porque “escrever é exploração, prazer da descoberta”. E se a narrativa, empurrando-o por caminhos desconhecidos, chega mesmo a atravessar mundos não humanos – os reinos animal, mineral, vegetal e até espectral – basta segui-la, como se as palavras tivessem vida autónoma e o escritor fosse a sua testemunha, o seu vassalo, o seu adepto. É o “credo” inclusivo de Luigi Lo Cascio, autor, ator, diretor e escritor nascido em Palermo, que ficou famoso pelo papel de Peppino Impastato no filme “I cento passi”.
Brilhante, irônico, imediatamente sintonizado com o público italiano e holandês, o intelectual multifacetado administrou com ritmo e pathos o evento “Uma noite com Luigi Lo Cascio” organizado em Amsterdã pelo Instituto Cultural Italiano dirigido por Veronica Manson, na prestigiada sede da estrutura diplomática com vista para o canal, no elegante Keizersgracht. Um encontro literário mas com incursões ousadas na vida quotidiana, a partir da menção inicial aos atrasos nos voos e ao medo obsessivo de Lo Cascio de não chegar a Amesterdão a tempo para a noite. Comédia, auto-ironia, entusiasmo ator e capacidade de chamar a atenção emergiram desde as primeiras linhas como os pontos fortes do artista siciliano, motivados por perguntas de Carmen Van der Bergh, professora da Universidade de Leiden.
Levando às consequências extremas sua ideia da palavra como entidade autônoma, capaz de exercer uma força que vai além da inspiração e se transforma em posse – como se a história se impusesse ao seu autor – Lo Cascio sugere que páginas paradoxais e situações grotescas podem surgir justamente dessa capacidade autogeradora da arte. Assim como aquelas que povoam “Histórias de caranguejos e escorpiões”, seu último livro publicado pela Feltrinelli. Uma coletânea de histórias filosóficas “para serem encaradas com uma pitada de sal”, alerta o autor. Histórias “de homens mas também de gatos e bactérias, de moscas que comem sofás, conspirações de cinzas e fantasmas de soldados caídos em batalha”.
Para contá-los, Lo Cascio adota o dispositivo narrativo do estranhamento e da mudança de ângulo, assumindo o ponto de vista dos personagens não humanos. Uma escolha que tem raízes numa longa tradição literária, de Fedro a Kafka, e que também se cruza com o imenso Leopardi, capaz de transformar até a cerca do “Infinito” num limiar da imaginação. A lacuna, o salto para além da literatura antropocêntrica ocidental, é simbolicamente realizada em “Storielle” de Lo Cascio, quando dois personagens, Sr. Mas não é fácil livrar-se de milénios de estereótipos. Mesmo que grandes autores tenham aberto o caminho. E é neste terreno que surge a comparação com duas figuras cruciais da literatura do século XX: Franz Kafka e Vladimir Mayakovsky.
Lo Cascio – perguntam-lhe – sente-se mais próximo de Kafka, autor de “Metamorfose” com seu Gregor Samsa transformado em ser monstruoso, ou de Mayakovsky, do que no famoso “E eu?” apresenta-se jovem e orgulhoso, quase desafiando o mundo com a força da sua própria identidade? Um pouco para um, um pouco para o outro, é, em suma, a resposta de Lo Cascio, mas ele imediatamente estende a mão: não há comparação com dois gigantes de tamanha estatura. Precisamente ao falar de Maiakovski, Lo Cascio evocou a figura de Angelo Maria Ripellino, grande estudioso eslavo e professor da Universidade La Sapienza de Roma, que dedicou estudos fundamentais ao poeta russo. Kafka e Mayakovsky, portanto: dois mundos distantes, duas vozes diferentes, mas ambas capazes de levar a palavra para além dos seus limites habituais. Por um lado a metamorfose, com a inversão do ponto de vista, que ultrapassa o do autor e até o humano; por outro, o orgulho do ego poético, a sua presença quase física no cenário da história. Duas direções que, de maneiras diferentes, parecem convergir na concepção de arte de Lo Cascio: uma viagem em que o autor não sabe onde irá pousar, porque, como ele mesmo sugere, escrever é exploração intelectual. E para alguns exploradores – poderíamos deduzir – a Estrela do Norte não é suficiente para fornecer certezas tranquilizadoras.