O roubo sensacional de Antonello em Messina: a Região “guarda” os documentos e o Ministério Público inicia investigações

Crônicas absurdas de um roubo sensacional, aquele já conhecido em todo o mundo das mesas antonellianas no dia da festa da Assunção de Agosto. E possíveis repercussões judiciais para as clássicas “coisas sicilianas”.
O fato é este. O relatório da Direcção Regional do Património Cultural de que reportámos exclusivamente nos últimos dias, ponto central do inquérito administrativo, enviado ao Gabinete Regional de Procedimento Disciplinar para as medidas contra os custodiantes, que agora são “4 + 4”, aparentemente nunca foi enviado ao Ministério Público de Messina. Que é o órgão investigativo que há meses investiga o sensacional, mas pouco organizado, roubo das obras-primas de Antonelli no feriado de 15 de agosto.
Nunca foi enviado. Crônicas absurdas de um roubo sensacional.
Portanto, segundo rumores, o procurador-chefe de Messina, Antonio D’Amato, delegou ao seu vice a abertura de um processo de apuração de fatos sobre este assunto específico. Por que? É perfeitamente compreensível: averiguar por que um ato administrativo tão importante, em que toda a dinâmica do furto é reconstruída especialmente através das “vozes” dos diretamente envolvidos, que não são os ladrões, mas os quatro vigilantes de plantão naquela noite, não foi imediatamente transmitido aos que investigam desde aquele dia.
Por que esse ato não foi transmitido? Um simples “esquecimento” ou existem outros motivos? A investigação obviamente responderá a essas perguntas.
E há outro aspecto, aparentemente, no qual se concentra a investigação principal do Ministério Público de Messina sobre o roubo. O que não está ligado ao facto concreto, mas à chamada “cadeia de responsabilidades” também a nível contabilístico, desde os guardiães até aos dirigentes regionais do património cultural, por exemplo nas medidas adoptadas em matéria de segurança nos museus sicilianos ou nas políticas de poupança para a presença de inspectores nos vários locais culturais. Em suma, um cobertor demasiado curto e que originou um dos roubos mais devastadores ocorridos em Itália nas últimas décadas.
O relatório regional “não transmitido”, assinado pelo diretor-geral do patrimônio cultural Mario La Rocca, apurou alguns fatos importantes. Por exemplo, no momento do roubo o Museu Accascina em Messina não tinha alarme perimetral, que tinha sido inexplicavelmente desligado, mas apenas estava activo o alarme volumétrico, que foi correctamente activado às 20h43, quando os ladrões entraram. Em essência, “… os ladrões tiveram a oportunidade de operar sem sequer o incômodo dissuasor do som do alarme”. As câmeras da sala de controle registraram os ladrões por um tempo infinito (nesses casos), ou seja, por um minuto e 32 segundos, e na sala do Políptico por um minuto e 6 segundos completos. Mas nenhum dos quatro zeladores de plantão naquela noite estava na sala de controle. No relatório, de cerca de dez páginas, a posição de cada colaborador individual é examinada com base em dois parâmetros, ou seja, o que emerge dos seus depoimentos e o que efetivamente foi constatado nos instrumentos e crachás pessoais.

Felipe Costa