A coragem vem sempre de Nestor, narrador de «Coração de Amêndoa» (Sellerio), o belo romance da escritora argelina Yasmina Khadra, pseudónimo de Mohammed Moulessehoul, que vive há algum tempo em França, pois numa Argélia que viu a afirmação da Frente Islâmica e a repressão dos anos 80 e 90, os temas denunciadores dos seus livros foram sujeitos à censura. Uma escolha, a de assumir um pseudônimo feminino, o nome da esposa, condizente com a defesa dos direitos contra abusos e fanatismos, preconceitos e fundamentalismos. E se o Nafa de «Com que sonham os lobos?» (Sellerio), de vinte anos cheio de esperança, transforma-se, face às injustiças sociais, num assassino radicalizado, Nestor, como Yacine de «Os Virtuosos» (também Sellerio, apresentado pelo autor em Taobuk 2025), mantém a pureza de coração que lhe permite superar traições e perdas e sobretudo manter os seus sonhos.
Nestor tem 31 anos e é anão, é assim que se apresenta sem eufemismos, mora em Montmartre com a avó Bernadette, uma idosa ex-professora de literatura que cuidou dele depois que sua mãe rejeitou aquele “monstro”. Acaba de ser despedido do emprego de balconista numa sapataria e compreende que a sua avó sofre de demência, mas não se submete ao desespero “coração de amêndoa”, como lhe chamam os seus amigos magrebinos do bairro multiétnico vizinho de Barbès, referindo-se ao Kalb el Louz, um doce tradicional argelino que na história assume um forte valor simbólico. Tão fortes quanto a amizade, o amor ou a imaginação que alimentaram Nestor, e que apesar da sua “diversidade” (você é sempre diferente dos outros…) nunca o fizeram sentir-se inadequado ou “inadequado”, na verdade deram-lhe forças para inventar a sua vida todos os dias.
Tem o ritmo narrativo de um conto de fadas “Coração de Amêndoa”, com o caminho percorrido por Nestor, flâneur em Montmartre e Barbés com os sons de uma realidade repleta de encruzilhadas, e numa Provença de verão “com encanto inebriante”, onde vai visitar o seu frágil amigo Léon. «Duas imperfeições que se unem» diz Nestor, que dá ao amigo o seu pensamento norteador: «Para sermos protagonistas da nossa própria história e não um extra a ser cortado na fase de edição, só há uma receita, a “crucialização” de si mesmo, convencendo-se de que é crucial, essencial em todas as circunstâncias para varrer a imagem que o identificou com as suas feridas e a sua angústia». Sonhar em ser gigante mesmo tendo nascido anão, se tornar o escritor que sempre quis ser: basta acreditar.