Trinta agricultores calabreses estarão em frente ao Montecitorio no dia 21 de outubro para participar da mobilização nacional da Cia-Italiana Agricultores, que começou no dia 13 de outubro com o slogan “Os números não batem”. No centro do protesto estão a queda dos preços pagos aos produtores, o aumento dos custos das empresas e os custos alimentares cada vez mais onerosos para as famílias. A delegação da Cia Calabria será chefiada pelo presidente regional Nicodemo Podella, juntamente com os três presidentes provinciais Borruto, Milone e Pignataro. Os produtores calabreses juntar-se-ão às delegações de Abruzzo, Umbria e Basilicata, para uma presença total de 130 agricultores no dia 21 de outubro. A Confederação pede respostas sobre o elevado custo dos combustíveis, o aumento dos meios técnicos e a baixa remuneração da produção. Para as empresas calabresas, a defesa do rendimento está também ligada à protecção do emprego, da produção local e das zonas rurais e internas.
Queda dos preços agrícolas e alimentos mais caros
Segundo dados divulgados pela Cia no comunicado nacional, em setembro a inflação atingiu 4,2%, enquanto os preços dos alimentos in natura aumentaram 5,5% em relação ao mesmo período de 2025. A Confederação informa, no entanto, fortes reduções nos preços pagos aos agricultores: menos 50% para azeite virgem extra, menos 30% para ameixas, menos 25% para damascos e uvas de mesa, menos 24% para leite spot, menos 22% para pêssegos e peras, menos 15% para maçãs e menos 5% para frango. O presidente nacional Cristiano Fini sublinha como os efeitos dos conflitos e das alterações climáticas contribuem para as dificuldades económicas das empresas. Para a Cia, a crise diz respeito a toda a comunidade, porque envolve a disponibilidade de alimentos, a proteção ambiental e a proteção dos territórios.
Do campo à mesa, a diferença de preço
As conclusões da Confederação destacam diferenças consistentes entre os preços de origem e de varejo. Em setembro, a cenoura passou de 0,28 euros por quilo no campo para 1,46 euros para consumo, com uma diferença de 421%. Para a uva de mesa a comparação situa-se entre 0,58 e 2,99 euros por quilo, o que equivale a 416%.
As beringelas passaram de 0,62 para 2,75 euros o quilo, os pêssegos de 0,74 para 2,88 euros e os pimentos de 0,92 para 3,15 euros. Diferenças significativas também são indicadas para peras Abate, abobrinhas e alface romana.
As percentagens expressam a distância entre o preço agrícola e o preço ao consumidor, que é afetado pelas diferentes etapas da cadeia de abastecimento. A CIA apela à resolução dos desequilíbrios através da monitorização dos preços, do combate às práticas desleais e do reforço do poder de negociação dos produtores.
O peso do diesel e dos fertilizantes
O aumento das despesas operacionais se soma à contração das receitas. Na comparação entre agosto de 2026 e o verão anterior, a Cia reporta aumentos de 40% para combustíveis agrícolas e de 12% para fertilizantes. Face a 2021, segundo o comunicado, o gasóleo agrícola passou de um intervalo de 0,48-0,70 euros por litro para 1,50-1,70 euros. No mesmo período, os fertilizantes e fertilizantes registaram aumentos entre 40% e 100%, dependendo dos tipos. Para as famílias, a Confederação reporta aumentos de 27% no gasóleo automóvel, de 16% na gasolina e de 9% na habitação, água, electricidade e gás. Daí o pedido de uma aliança entre agricultores e cidadãos para defender os rendimentos e o poder de compra.
Pedidos ao Governo
A Cia pede medidas para fortalecer as agregações produtivas e o papel das interprofissões, monitorar os preços, combater práticas comerciais desleais e melhorar o Made in Italy e a curta cadeia de abastecimento. Na frente dos custos, pede o refinanciamento do crédito fiscal sobre o gasóleo agrícola, indicado como interrompido em maio, e que permita a utilização de recursos já destinados a fertilizantes também contra outros aumentos de produção. Os pedidos incluem também o refinanciamento da Agricultura 4.0, para apoiar a inovação e os investimentos.
Afirmações que a delegação calabresa apresentará ao Parlamento em 21 de Outubro. «Não pedimos privilégios: pedimos que as contas façam sentido, para quem produz e para quem consome», reitera Fini.