Brasil nas urnas, golpes finais entre Lula e Bolsonaro Jr

Adicione a Gazzetta del Sud como fonte

epa13279001 O candidato presidencial brasileiro Flavio Bolsonaro acena durante uma carreata em Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo, Brasil, 3 de outubro de 2026. O Brasil está programado para realizar eleições gerais em 4 de outubro. EPA/Isaac Fontana

Ninguém pode dizer quem vencerá entre o presidente cessante Luiz Inácio Lula da Silva e seu adversário, Flávio Bolsonaro. As pesquisas apontam para um confronto direto com segundo turno em 25 de outubro. Em jogo não está apenas a escolha de um presidente, mas o papel geopolítico do Brasil e as suas futuras relações com Donald Trump. Lula sempre promoveu o multilateralismo. Na ONU ele disse que seu país “nunca será quintal de ninguém”. Bolsonaro, por outro lado, já anunciou que está pronto para aderir ao Escudo das Américas, a coligação militar promovida pelos EUA à qual aderiram todos os líderes soberanistas da região. Nas últimas horas, os dois candidatos deram os últimos tiros desta campanha eleitoral, marcada por escândalos judiciais, golpes baixos, notícias falsas, guerras religiosas e ameaças externas.

Para Lula “de um lado está a revolução democrática, os direitos das mulheres e dos trabalhadores, do outro está a barbárie, o fascismo”. Em seguida, convocou os maiores de 70 anos a irem às urnas: “Se você não quer votar em si mesmo, vote nos seus netos, nos seus filhos, no Brasil”, reiterou no último comício na central Avenida Paulista de sua querida São Paulo.

Em vez disso, Bolsonaro apelou a um voto “rebelde” contra o “mal, a corrupção”, a favor da “liberdade e segurança económica, contra os narcoterroristas”. Então ele evocou incidentes de rua. “A votação será realizada em mais de três semanas, um período que pode acrescentar mais sangue à nossa história.” Além disso, nos últimos dias, seu povo já aumentou a tensão ao anunciar que Flávio concederá indulto ao seu pai Jair, atualmente em prisão domiciliar, condenado a 27 anos por tentativa de golpe. Neste clima aquecido, parece improvável que os 160 milhões de eleitores premiem um dos dois candidatos com 50% mais um dos votos. Assim, salvo possíveis surpresas, o 40º presidente deverá ser eleito no final do mês.

A votação será realizada das 8h às 17h no horário de Brasília (das 13h às 22h na Itália), com 26 mil militares mobilizados nas urnas. Você vota em um número e não em um nome, Lula tradicionalmente tem 13, Bolsonaro o mesmo que seu pai, 22. Graças ao sistema eleitoral eletrônico os resultados finais serão conhecidos em poucas horas. Também serão eleitos 27 governadores, 513 deputados federais, 54 senadores (de um total de 81) e 1.059 deputados estaduais e distritais.

A abstenção costuma rondar os 20%, mas o clima de polarização poderá fazer baixar este número. O eleitor que for às urnas, porém, poderá votar em branco ou nulo. O voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos, e a multa para quem não justificar a ausência é de até 3,51 reais, cerca de 50 centavos de euro. Para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos, a participação é facultativa.

O presidente cessante Lula é historicamente muito forte no Nordeste, a região mais pobre do Brasil e com 43,5 milhões de eleitores, enquanto Flávio Bolsonaro deverá dominar no Sul (22,9 milhões), berço da imigração italiana, e no Centro-Oeste (12 milhões), um importante centro de pecuária e produção de soja. O Norte (13,1 milhões), que inclui a Amazônia, está dividido.

Mas os olhos de todos os observadores estão voltados para o populoso, rico e industrializado Sudeste (66,3 milhões), em particular para Minas Gerais: desde que o Brasil se tornou uma democracia, desde a década de 1980, todos os presidentes eleitos venceram neste estado. Uma votação que Trump já disse em diversas ocasiões acompanhar com muita atenção, consciente do seu grande valor geopolítico: o Brasil é a décima primeira economia mundial, tem o maior PIB do hemisfério sul, bem como 12% das reservas mundiais de água doce e 23% de terras raras, recursos estratégicos para a transição energética e a indústria de alta tecnologia.

Felipe Costa