Cosenza, vereadores Alimena e Penna sobre a manobra: «Recursos para magistrados, mas quem defende os cidadãos mais fracos?»

“O governo encontra recursos para implementar as decisões do judiciário em favor do judiciário, mas quem defende os cidadãos mais fracos?”. Esta é a questão colocada por Francesco Alimena, líder do grupo do PD em Cosenza, e Chiara Penna, presidente da Comissão de Legalidade e Atividades Institucionais do Município, num discurso sobre as prioridades do orçamento de 2027 e a distribuição dos recursos públicos.

Os dois vereadores recordam o que foi noticiado pelo Il Sole 24 Ore, segundo o qual a manobra poderá encontrar espaço até 100 mil euros cada para alguns magistrados, incluindo atrasos e prémios salariais, na sequência de decisões do Conselho de Estado que o governo é chamado a implementar.

«Não contestamos o direito de obter o que for devido com base em decisões judiciais. Mas a questão é política: quais são as prioridades do governo num país onde muitas famílias lutam para sobreviver e há pessoas que vivem com menos de 500 euros por mês?”.

Pedidos ao governo e à oposição

Alimena e Penna contrastam os reconhecimentos económicos destinados a algumas categorias com as dificuldades dos cidadãos em lidar com o elevado custo de vida, salários insuficientes, pensões inadequadas, aumentos nos preços dos combustíveis e energia e perda de poder de compra. No seu discurso mencionam ainda a possibilidade de, depois dos magistrados, os aumentos afectarem professores universitários e órgãos de aplicação da lei.

«Categorias que desempenham funções importantes, mas que tornam ainda mais evidente uma questão política: quando será a vez de quem está em dificuldades económicas, de famílias que não têm capacidade para suportar despesas essenciais e de uma classe média que se empobrece progressivamente? Para estas pessoas, argumentam, as intervenções estruturais e concretas ainda não são proporcionais à gravidade da situação.

As críticas também dizem respeito à oposição, a quem os vereadores pedem maior determinação. «Quando se trata de defender a “Constituição mais bela do mundo”, levantamos a voz e proclamamos princípios e valores. Mas quando as questões dizem respeito a categorias institucionalmente fortes, como o judiciário, a firmeza parece sempre falhar.”

Para Alimena e Penna, os princípios constitucionais não podem ser lembrados apenas quando são politicamente convenientes e a proteção dos direitos deve levar em conta as condições materiais dos cidadãos.

Assistência jurídica e prazos de pagamento

Outra questão levantada pelos vereadores é a da assistência jurídica. Na sua intervenção citam a circular do Ministério da Justiça de 25 de julho de 2026: de acordo com a reconstrução apresentada, para que o prazo necessário para proceder ao pagamento corresse, a comunicação da Secretaria não seria suficiente, mas a prestação teria de ser notificada aos interessados. Na ausência de notificação, o prazo seria de seis meses a partir da publicação.

«Para acelerar o caminho para o pagamento, o defensor deve, portanto, assumir obrigações adicionais e custos desnecessários, num contexto em que muitos profissionais já esperam muito para receber o que é devido», observam Alimena e Penna.

As consequências, alertam, podem também dizer respeito à qualidade da defesa. No processo penal, a proteção eficaz pode exigir consultores técnicos e especialistas: se estes profissionais renunciarem às suas funções devido aos prazos de pagamento, aqueles que não conseguem cobrir os custos de forma privada correm o risco de ter à sua disposição ferramentas defensivas mais limitadas.

“Não se pode dizer que o direito à defesa esteja plenamente garantido se as condições económicas dificultam o seu exercício concreto”, sublinham os dois vereadores, denunciando também nesta frente a ausência de um confronto político adequado.

«Prioridades e respostas transparentes para aqueles com menos representação»

Alimena e Penna pedem aos políticos que estabeleçam prioridades transparentes, avaliem o impacto social das decisões e aloquem recursos de forma consistente com as necessidades do país, sem deixar de lado o empobrecimento da classe média, a precariedade dos rendimentos e as condições daqueles com menos recursos económicos.

«Pedimos ao governo que tenha em conta as escolhas orçamentais e os critérios com que são identificadas as prioridades do orçamento. Pedimos à oposição que exerça a sua função de controlo de forma séria e plena, sem selecionar batalhas com base na conveniência política ou na força dos interlocutores”.

«A credibilidade das instituições – concluem – também se mede pela capacidade de dar respostas a quem tem menos poder de negociação, menos representação e menos possibilidade de fazer ouvir a sua voz. É neste terreno, o da justiça social, da equidade na distribuição dos recursos e da efetividade dos direitos, que se mede a qualidade da ação governamental e da alternativa política”.

Felipe Costa