“O governo encontra recursos para implementar as decisões do judiciário em favor do judiciário, mas quem defende os cidadãos mais fracos?”. Esta é a questão colocada por Francesco Alimena, líder do grupo do PD em Cosenza, e Chiara Penna, presidente da Comissão de Legalidade e Atividades Institucionais do Município, num discurso sobre as prioridades do orçamento de 2027 e a distribuição dos recursos públicos.
Os dois vereadores recordam o que foi noticiado pelo Il Sole 24 Ore, segundo o qual a manobra poderá encontrar espaço até 100 mil euros cada para alguns magistrados, incluindo atrasos e prémios salariais, na sequência de decisões do Conselho de Estado que o governo é chamado a implementar.
«Não contestamos o direito de obter o que for devido com base em decisões judiciais. Mas a questão é política: quais são as prioridades do governo num país onde muitas famílias lutam para sobreviver e há pessoas que vivem com menos de 500 euros por mês?”.
Pedidos ao governo e à oposição
Alimena e Penna contrastam os reconhecimentos económicos destinados a algumas categorias com as dificuldades dos cidadãos em lidar com o elevado custo de vida, salários insuficientes, pensões inadequadas, aumentos nos preços dos combustíveis e energia e perda de poder de compra. No seu discurso mencionam ainda a possibilidade de, depois dos magistrados, os aumentos afectarem professores universitários e órgãos de aplicação da lei.
«Categorias que desempenham funções importantes, mas que tornam ainda mais evidente uma questão política: quando será a vez de quem está em dificuldades económicas, de famílias que não têm capacidade para suportar despesas essenciais e de uma classe média que se empobrece progressivamente? Para estas pessoas, argumentam, as intervenções estruturais e concretas ainda não são proporcionais à gravidade da situação.
As críticas também dizem respeito à oposição, a quem os vereadores pedem maior determinação. «Quando se trata de defender a “Constituição mais bela do mundo”, levantamos a voz e proclamamos princípios e valores. Mas quando as questões dizem respeito a categorias institucionalmente fortes, como o judiciário, a firmeza parece sempre falhar.”
Para Alimena e Penna, os princípios constitucionais não podem ser lembrados apenas quando são politicamente convenientes e a proteção dos direitos deve levar em conta as condições materiais dos cidadãos.
Assistência jurídica e prazos de pagamento
Outra questão levantada pelos vereadores é a da assistência jurídica. Na sua intervenção citam a circular do Ministério da Justiça de 25 de julho de 2026: de acordo com a reconstrução apresentada, para que o prazo necessário para proceder ao pagamento corresse, a comunicação da Secretaria não seria suficiente, mas a prestação teria de ser notificada aos interessados. Na ausência de notificação, o prazo seria de seis meses a partir da publicação.
«Para acelerar o caminho para o pagamento, o defensor deve, portanto, assumir obrigações adicionais e custos desnecessários, num contexto em que muitos profissionais já esperam muito para receber o que é devido», observam Alimena e Penna.
As consequências, alertam, podem também dizer respeito à qualidade da defesa. No processo penal, a proteção eficaz pode exigir consultores técnicos e especialistas: se estes profissionais renunciarem às suas funções devido aos prazos de pagamento, aqueles que não conseguem cobrir os custos de forma privada correm o risco de ter à sua disposição ferramentas defensivas mais limitadas.
“Não se pode dizer que o direito à defesa esteja plenamente garantido se as condições económicas dificultam o seu exercício concreto”, sublinham os dois vereadores, denunciando também nesta frente a ausência de um confronto político adequado.
«Prioridades e respostas transparentes para aqueles com menos representação»
Alimena e Penna pedem aos políticos que estabeleçam prioridades transparentes, avaliem o impacto social das decisões e aloquem recursos de forma consistente com as necessidades do país, sem deixar de lado o empobrecimento da classe média, a precariedade dos rendimentos e as condições daqueles com menos recursos económicos.
«Pedimos ao governo que tenha em conta as escolhas orçamentais e os critérios com que são identificadas as prioridades do orçamento. Pedimos à oposição que exerça a sua função de controlo de forma séria e plena, sem selecionar batalhas com base na conveniência política ou na força dos interlocutores”.
«A credibilidade das instituições – concluem – também se mede pela capacidade de dar respostas a quem tem menos poder de negociação, menos representação e menos possibilidade de fazer ouvir a sua voz. É neste terreno, o da justiça social, da equidade na distribuição dos recursos e da efetividade dos direitos, que se mede a qualidade da ação governamental e da alternativa política”.