Estudantes incendiaram França, escolas incendiadas e dois mil detidos

Escolas incendiadas, diretores atacados e quase duas mil pessoas detidas em França nos protestos estudantis que estão a destruir a République. A sete meses das eleições presidenciais de 2027, o Hexágono regressa ao centro do caos e da tensão, incluindo incêndios e devastação nos quatro cantos do país. No final do dia, o Ministério do Interior anunciou que 1.949 pessoas foram hoje detidas pela polícia e gendarmes. Números que se somam a quase outros mil nos últimos dias. No final de uma cimeira de crise de emergência realizada ao meio-dia, o governo do primeiro-ministro Sébastien Lecornu acusou a France Insoumise (LFI) de Jean-Luc Mélenchon de fomentar a violência urbana. Segundo fontes em Matignon, os serviços de inteligência acreditam que o movimento para bloquear as escolas secundárias é uma “manobra orquestrada” pela LFI “e pelos seus contactos na extrema esquerda”. Acusação rejeitada categoricamente pelo remetente pelos Insoumis. Entretanto, ao final da tarde, o ministro da Educação, Edouard Geffray, anunciou que amanhã receberá as associações estudantis na esperança de acalmar os seus ânimos, enquanto o executivo ordenou o cancelamento, pelo menos até segunda-feira, de todas as viagens e movimentos incluídos nas agendas dos ministros. Numa longa mensagem sobre Segundo o gabinete do primeiro-ministro, Sébastien Lecornu, há uma “avaliação partilhada pelos serviços de inteligência sobre a origem do movimento”.

Seria, na verdade, uma «manobra orquestrada pela França Insoumise e pelos seus representantes de extrema esquerda». Uma acusação também apoiada pelo Rassemblement National de Marine Le Pen, na pole position nas sondagens antes da corrida ao Eliseu. Tanto que o seu golfinho e presidente do partido de extrema-direita, Jordan Bardella, propõe que “a conta dos danos, em milhões de euros”, seja dividida “entre as famílias dos incendiários e o partido que incita o caos: França Insoumise”. «Convido o governo a não cair nas teorias da conspiração e na infantilização dos estudantes do ensino secundário», responde o coordenador da LFI, Manuel Bompard, garantindo que «este movimento espontâneo nasceu da exasperação face às condições escolares absolutamente indignas». Depois da revolta dos pescadores contra os elevados preços dos combustíveis em meados de Setembro, são agora os estudantes do ensino secundário que agitam o Outono francês.

Entre as reivindicações, mais recursos humanos e financeiros para o ensino público, a supressão da contestada reforma ‘Parcoursup’, a substituição de professores em caso de faltas, mas também a renovação de edifícios escolares considerados antigos. Iniciada há cerca de uma semana em algumas escolas dos subúrbios parisienses, com o apoio declarado da LFI, a mobilização não parou de crescer, a ponto de envolver também campi universitários (cerca de trinta segundo a união estudantil entre Paris, Estrasburgo, Marselha, Lyon 2, Reims, Poitiers e Nanterre). Hoje, o número de bloqueios ou incidentes ligados à mobilização estudantil cresceu ainda mais, atingindo “900 ações de protesto”, segundo fontes de segurança citadas pela France Presse, segundo as quais o movimento envolve agora todos os departamentos (províncias) dos Alpes e, desde ontem, as autoridades detetaram “um ponto de viragem, com uma mudança de tom mais radical” e “episódios de violência urbana perto de escolas secundárias”. O governo prepara-se há semanas para este primeiro dia de outubro, que pelo menos no papel deveria ser quase inteiramente dedicado à aguardada apresentação do plano orçamental para 2027 em Conselho de Ministros. Mas a espinhosa questão do orçamento foi parcialmente eclipsada pelo chamado “Acto II” dos protestos estudantis.

A situação era particularmente tensa em Marselha, onde no Liceu Victor Hugo o diretor e os seus colaboradores foram agredidos dentro do instituto e encharcados de gasolina. Também na segunda maior cidade de França, um veículo dos bombeiros foi incendiado enquanto imagens das chamas na escola secundária Mandela, em Nantes, circulavam pela web. Também ocorreram incêndios em frente a uma escola em Rouen, na Normandia, onde dois diretores ficaram feridos. Outro diretor da escola secundária Dregrugillier em Auchel, perto de Béthune, no Pas-de-Calais, foi atingido por um foguete de fogos de artifício e hospitalizado. Mais de 200 escolas participaram na mobilização só na região de Paris, das quais cerca de cinquenta foram “teatro de violência, confrontos e danos”.

Felipe Costa