Novo decreto de segurança: suspensão de Mattarella na concessão de poderes judiciais aos militares

Dar poderes judiciais e, portanto, a possibilidade de efetuar detenções, também aos militares? Impensável. O Quirinale está envolto em segredo nas horas em que o governo anunciou o nascimento de um novo decreto para reforçar as normas de segurança. Mas o Presidente da República certamente saltou da cadeira ao ler os primeiros rumores que falavam em transformar os militares envolvidos na operação “Estradas Seguras” em polícias.

A imagem de soldados destacados nas ruas e praças para prender cidadãos – sejam eles saqueadores, vândalos ou manifestantes – muitos dos quais eram menores, pareceu imediatamente excessiva e não em conformidade com os padrões das democracias ocidentais. As tradicionais interlocuções entre os escritórios jurídicos do Quirinale e os do Palazzo Chigi foram desta vez forçadas a um ritmo apertado: o governo nunca escondeu a urgência de respostas imediatas aos acontecimentos em Milão e a resposta assumiu a forma de um decreto que chegará à mesa de Mattarella. O presidente provavelmente irá assiná-lo. O que não teria acontecido se o governo tivesse incluído no dispositivo a ideia de dar poderes de polícia judiciária aos militares. Claro, houve pouco tempo para um exame completo. É também mais uma medida de segurança – desde as primeiras nas raves até às mais voltadas para a ordem pública – através da qual se cria uma série de novos crimes que certamente não tranquilizam o Quirinale e dão a ideia de uma emergência contínua. Mas a luz verde virá depois de ter neutralizado a provisão para os militares, que representava um limite intransponível para o presidente.

A disposição impugnada recolocada nas gavetas do direito

A questão foi provavelmente resolvida poucas horas antes da reunião do Conselho de Ministros, quando o tradicional oficial de ligação entre Colle e o governo, o subsecretário do Primeiro-Ministro, subiu ao Quirinale. De fato, Alfredo Mantovano foi até Mattarella para uma audiência marcada para algum tempo junto com o Comissário Extraordinário de Edifícios Penitenciários, Marco Doglio. Muito provavelmente foi uma oportunidade para abordar o dossiê do novo decreto e, sobretudo, para fazer entender o governo que se a regra sobre os militares não tivesse sido eliminada, o decreto não teria tido a assinatura presidencial. E assim foi: pouco depois surgiram os primeiros rumores que, após uma longa sessão de reuniões técnicas no Palazzo Chigi, presumiam que a medida contestada havia sido colocada de volta nas gavetas da direita. O presidente, como todos os outros, ficou perturbado com as imagens da devastação de Milão, dos saques e, sobretudo, da tenra idade das crianças que desceram ao centro de Milão. “Uma violência inaceitável”, comentou imediatamente de Imperia. Mas não faltou uma reflexão estruturada que vai além da inevitável condenação: “é necessária uma análise inteligente e aprofundada, uma vigilância cuidadosa capaz de contrariar a violência proveniente de sujeitos desconhecidos”. “Há questões para refletir sob diferentes ângulos”, acrescentou. Talvez tivesse preferido uma resposta mais ponderada, talvez não apenas repressiva, mas certamente compreende que em Itália, mas não só, existe uma nova emergência. O próximo passo será compreendê-lo e identificar as suas raízes que também poderão estar bem plantadas longe do nosso país.

Felipe Costa