Os anos, ao contrário, o choque entre a utopia e a realidade está em cena: Messina abre as portas para um espetáculo convincente

Há momentos em que até o amor pode se tornar uma questão política. Em que, escolher como viver significa tomar posição, correr atrás de uma ideia de futuro e lidar com as contradições do mundo. É na Messina dos anos setenta, marcada pelas tensões ideológicas, pela militância e pelas aspirações de uma geração convencida de poder mudar as coisas, que se concretiza “Os anos ao contrário”, espectáculo baseado no romance homónimo da escritora de Messina Nadia Terranova. Depois da mudança no ano passado para a Sala Sinopoli, o espetáculo chegou à Sala Grande del Vittorio Emanuele (última apresentação hoje às 17h30), confirmando a força de uma proposta que encontra no teatro uma ferramenta privilegiada de releitura do passado.
No centro, o vínculo entre Aurora e Giovanni; ao redor, o burburinho de uma Itália inquieta, onde o compromisso comunitário coexiste com os desejos individuais. A esfera pública irrompe assim na esfera privada, condicionando escolhas e perturbando o equilíbrio. O diretor é Antonino Lo Presti, que prefere a subtração confiando apenas a dois intérpretes, Davide Colnaghi e Isabella Giacobbe, a tarefa de restaurar a complexidade do material narrativo. A cena está vazia, confiada a dois púlpitos e alguns outros elementos, enquanto ao fundo uma espécie de colagem de fotografias e jornais evoca o clima daquela época conturbada. Uma eleição essencial, que centra a atenção nos corpos, nas vozes, nos gestos e nos silêncios. Os atores sustentam a história com uma compreensão cênica que reveste os tormentos dos protagonistas com naturalidade e tensão; A música de Marcello Conti, ao piano, permanece comedida, amplificando o impacto emocional sem sobrepor as palavras.
A peça merece o crédito de não reduzir os anos setenta a um repertório de slogans e nostalgia, mas de destacar os seus conflitos através da vida daqueles que os viveram. E é aqui que “The Years in Reverse” encontra a sua relevância. Porque, para além das diferenças históricas, permanece em aberto a questão de até que ponto as utopias podem resistir ao impacto da realidade e questionamo-nos qual o preço que as grandes transformações impõem às pessoas. Entre sonhos desfeitos e o desejo de liberdade, ressurge o drama universal de quem tenta conciliar aquilo em que acredita com o que a vida lhe concede. E a História, mais uma vez, mostra a sua face mais humana: a das existências que toca e, inevitavelmente, muda.

Felipe Costa