Existem muitas maneiras de ver uma grande exposição, como «The Brueghels. As origens dos géneros pictóricos na Europa”, em curso no Palácio Real de Milão, até 31 de janeiro, promovido pela Câmara Municipal de Milão – Cultura e produzido pelo Palazzo Reale e 24 Ore Cultura. Gostaria de fazê-lo sublinhando dois aspectos: o da “marca” de uma empresa familiar e o outro de uma obra “menor” exposta, que pelo contrário – na minha opinião – contém uma boa parte do significado desta exposição. A “marca” (por se tratar de pintura internacional, a palavra estrangeira é aceitável em vez da nossa “marca”) é muito evocada por Bernard Aikema, que criou a exposição (uma continuação ideal daquelas sobre Dürer e Bosch), e por Carlotta Striolo que a curou. Com razão, porque a evolução do estilo na pintura flamenga provocada pelo fundador Peter Brueghel, o Velho (cerca de 1525/1530 – 1569, o único que retirou o h do seu apelido pensando em melhorar a sua desejada internacionalidade) marca. uma viragem fundamental no tema e foi o ponto de partida para uma operação artístico-comercial levada a cabo pelo seu filho Peter Brueghel, o Jovem (1564 – 1638).
Menos dotado que o pai, que acabava de conhecer por ter falecido prematuramente, teve a capacidade de “exportar” a sua mudança de estilo ao longo do tempo, ampliando e multiplicando a sua obra: como enumera Aikema no interessante catálogo, são “cenas de camponeses, episódios da vida quotidiana, vastas paisagens”, para além das visões fantásticas que em parte as tornam uma sequela natural das de Hieronymus Bosch. A renovação da sociedade com a expansão da burguesia, de facto, trouxera aos artistas um novo tipo de clientela que não tinha que adornar palácios e palácios principescos com pinturas, mas sim casas mais simples de pessoas ligadas a um modo de vida popular, mesmo em áreas rurais.
Os retratos desaparecem e as paisagens são descobertas, enquanto as pinturas tornam-se menores em escala: os protagonistas são muitas vezes uma pequena massa em antítese ao titanismo por vezes individual de tantas pinturas da época. Uma escolha certamente baseada na economia, mas também numa forma figurativa de dizer que outro Renascimento era possível. Uma mudança fundamental de ritmo, que influenciaria toda a pintura vindoura e que encontrou um ilustre representante no outro filho de Pedro, o Velho, ou seja, Jan Brueghel, o Velho (1568 – 1625), nascido poucos meses antes da morte de seu pai. A exposição dedica-lhe um detalhado e meritório trabalho de reavaliação, com a consequência de que a “marca” alarga os seus horizontes e olha para a modernidade, mantendo as características inovadoras do seu pai.
Antes de aprofundar o percurso expositivo que diz respeito a Jan, gostaria de voltar ao outro aspecto indicado no início, nomeadamente a obra “menor”. É «Mercado de gado na margem do rio» de Roelant Savery, outro flamengo. Um rebanho de vacas movendo-se na penumbra confronta uma área central brilhante, dominada por uma torre em ruínas e povoada por homens e animais, enquanto à direita se abre uma mancha azul. Sem ser uma obra-prima, a pintura expressa uma forte sugestão visual e nos faz compreender a qualidade de uma exposição, que é forte mesmo nas pinturas menores. Uma nota importante porque, é preciso dizer, o “grande ausente” da exposição é Pieter Bruegel, o Velho, no sentido de que nenhuma das suas pinturas originais está presente, poucas delas e agora consideradas não-portáteis.
Vemos uma cópia de alta qualidade (e, portanto, há muito considerada original) de “The Wedding Dance” de sua autoria, repleta de camponeses dançantes e com um extraordinário senso de movimento rítmico. De resto, na exposição, além de um desenho original, encontra-se uma série de reproduções das suas obras. Entre elas está uma “Vista do Estreito de Messina”, retirada de um dos desenhos feitos durante a viagem do fundador à Itália. No entanto, a serialidade de Pieter Brueghel, o Jovem, dá conta das escolhas estilísticas de seu pai, partindo da ideia de colocar num canto os protagonistas das cenas religiosas (por exemplo, a adoração dos Magos) ou da coleção de “Provérbios” e é a premissa lógica para o progresso original de seu irmão Jan Brueghel, o Velho, o protagonista substancial da exposição.
Aqui podemos referir-nos a Savery, que foi seu seguidor, porque a anterior «Paisagem com o jovem Tobit» apresenta as mesmas escolhas cromáticas e, na sua completude composicional, foi certamente um exemplo. Jan, que passou muito tempo na Itália, estava entre os pintores preferidos do cardeal milanês Federico Borromeo que admirava suas características de “grandeza e sutileza”, ou um “talento técnico extraordinário” na pintura mesmo em miniatura. Sem esquecer o exemplo do pai, Jan soube alargar os seus horizontes acrescentando sem retirar, com um regresso muito pessoal aos temas clássicos, experimentando até naturezas mortas. Também singular é como Borromeo o convenceu a colaborar remotamente com Hans Tottenhammer para a pequena pintura em cobre «Paisagem de inverno com glória angelical». Primeiro Brueghel pintou a paisagem congelada e os patinadores em Antuérpia de acordo com o estilo de seu pai, depois o outro em Veneza acrescentou a glória dos anjos, depois a obra voltou para Antuérpia, onde Jan completou a pintura com as flores. Por fim, a última viagem a Milão até a residência de Borromeo. Grandes artistas, sem dúvida, mas os expedidores também não eram maus.