Os Estados Unidos e Israel desenvolveram novos planos para atacar o Irão imediatamente após as eleições intercalares.
Os detalhes dos novos ataques ainda estão a ser acertados, mas os alvos a atingir já foram identificados: desde infraestruturas energéticas a centrais nucleares, passando pelo arsenal de drones. Em preparação para a possível curta mas intensa blitz, as forças armadas americanas e israelitas – conforme noticiou o New York Times – intensificaram os exercícios, voando nos céus iraquianos para simular as manobras a adoptar. Apesar de ter cancelado várias vezes um novo ataque contra o Irão no último momento, Trump nunca fechou a porta a uma nova ofensiva para atacar depois de 3 de Novembro.
“Tenho que decidir como vencer”, repete há dias, dando a entender que não está descartada a retomada das hostilidades e insistindo no fato de que passa mais petróleo pelo Estreito de Ormuz do que antes da guerra. Vários críticos temem que o comandante-em-chefe autorize um ataque, especialmente no caso de uma derrota em novembro, especialmente se os democratas vencerem tanto na Câmara como no Senado. Um ataque – na sua opinião – permitiria desviar a atenção do desastre escaldante que o tornaria efectivamente num alvo manco durante o resto do mandato. E se decidir agir, Trump deverá fazê-lo antes da posse do novo Congresso, em Janeiro: isto é para aproveitar os últimos meses em que os republicanos terão o controlo do Capitólio. Há também incerteza em torno de um possível ataque devido às eleições de 27 de Outubro em Israel.
Se Netanyhau perdesse, seria difícil para ele iniciar uma guerra. No entanto, não está excluído – alertam os especialistas – que o primeiro-ministro possa explorar a perspectiva de um ataque conjunto israelo-americano para pressionar os seus rivais, pressionando-os a aderir a um governo de unidade nacional para gerir o conflito, como o criado após o ataque de 7 de Outubro. O próprio Hamas aparentemente informou a Israel que está pronto para um novo ataque como o de 2023, numa mensagem franca e ameaçadora entregue ao Coordenador Humanitário das Nações Unidas, Ramiz Al-Akbarov. Segundo Ynet, a organização está a armazenar armas e a reconstruir túneis em Gaza, mas a inteligência não acredita que tenha forças para repetir o 7 de Outubro. Mesmo que o Hamas – explicaram alguns responsáveis israelitas – pareça pronto a apostar no facto de Israel não ter capacidade para conduzir uma operação em grande escala entre a votação de 27 de Outubro e as eleições intercalares de 3 de Novembro. Há muito cepticismo quanto ao recomeço das hostilidades israelo-americanas no Irão. Muitos argumentam que não pode ter mais sucesso do que aquele que começou em Fevereiro, e apenas alguns acreditam que será capaz de subjugar Teerão. Os alvos identificados representariam certamente uma grande perda para Teerão se fossem atingidos, mas provavelmente não o suficiente para uma capitulação. Mesmo atingir a Montanha Pickaxe pode não resolver a questão nuclear que é tão cara a Trump. O maior risco é o de um alargamento do conflito no Médio Oriente, onde a tensão já está a aumentar vertiginosamente. Na verdade, os Houthis não largam a Arábia Saudita e continuam a atacar os seus aeroportos. Os Estados Unidos ordenaram que alguns funcionários da embaixada em Riad e suas famílias deixassem o país. Um movimento decisivo enquanto Trump ainda não dissolveu as suas reservas sobre o seu possível apoio ao príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman contra os rebeldes iemenitas.