Adicione a Gazzetta del Sud como fonte

Pessoal estável, serviços eficazes e controlo ascendente sobre as instalações de saúde locais. Estas são as solicitações que surgiram da discussão sobre o estado das residências comunitárias e dos hospitais da província, que começou sexta-feira na sede da CGIL em Cosenza. A iniciativa marca o início de um processo de participação cidadã e de auscultação dos territórios, para verificar se as estruturas são instalações capazes de responder às necessidades das comunidades e não apenas edifícios a inaugurar.
O objectivo, explica o sindicato, é avaliar se a “revolução de proximidade” prevista pelo Decreto Ministerial 77/22, que implementa a Missão 6 do Pnrr, representou uma oportunidade ou uma oportunidade perdida para o território. Segundo a CGIL, face às mais de 60 estruturas planeadas na Calábria e aos anúncios relativos a 26 lares e 9 hospitais comunitários, a activação real está abaixo da média nacional.
A escassez de pessoal e o caso do Acre
A questão principal diz respeito ao pessoal. A CGIL sublinha que os fundos do Pnrr financiam obras de construção e mobiliário tecnológico, mas não podem cobrir despesas correntes com pessoal. Para transformar as estruturas em serviços, afirma o sindicato, é necessário um aumento significativo da força de trabalho permanente, enquanto o recurso a relações de trabalho a termo alimentaria a precariedade e entraria em conflito com as mudanças estruturais exigidas pela reforma.
Entre as questões críticas reportadas estão a presença única facultativa de médicos de família nas novas estruturas, a forte carência de enfermeiros para serviços domiciliários e de camas em hospitais comunitários que, segundo o sindicato, permanecem “só no papel”.
A CGIL recorda ainda o caso do Acri, onde as casas comunitárias foram activadas dentro do hospital da cidade “de forma formalista e sem a activação efectiva dos serviços esperados”. A falta de um verdadeiro planeamento para a medicina local, alerta ele, corre o risco de retirar recursos e energia dos hospitais, em vez de aliviar a sua carga.
«Não podemos permitir-nos a zombaria da medicina local reduzida a caixas vazias e ineficientes. Não precisamos de novas estruturas, mas sim de serviços reais”, afirma a CGIL, recordando as dificuldades dos operadores, os tempos de espera, a migração de cuidados de saúde e as renúncias ao tratamento.
Um pacto social para a saúde pública
Cidadãos, trabalhadores, associações e representantes da Rifondazione Comunista, AVS, M5S, PD e Cosenza Cresce Insieme participaram da discussão. Também interveio a vereadora regional e vice-presidente da Comissão de Saúde Rossellina Madeo, manifestando proximidade ao processo de participação.
A CGIL de Cosenza, juntamente com a FP-CGIL, promoverão um pacto social entre os envolvidos na defesa da saúde pública e do direito à saúde. O caminho visa ouvir, verificar e monitorizar os serviços território a território, com iniciativas de mobilização e reporte quando necessário.