Conte sobre as primárias: “Devem ser abertas a todos”. E aos aliados: “Discussão sobre o programa o mais rápido possível”

Escolha-nos em:

Google Descobrir

Logotipo do Google
Fontes preferidas


«Aqueles que estão insatisfeitos com o Governo Meloni esperam urgentemente que saibamos quais são as nossas propostas alternativas para resolver os problemas da Itália. Também trabalhámos para isso durante a legislatura: cada força política da oposição trabalhou internamente. Envolvemos 17 mil cidadãos para conhecer as emergências do país. Agora é hora de definir o programa detalhado. Em seguida acontecerão as primárias, que são a fórmula mais democrática para a escolha do candidato e poderá participar quem respeitar as regras. Quem sou eu para dizer que só eu deveria concorrer, ou apenas Elly Schlein? Se forem uma ferramenta democrática, então as primárias devem envolver múltiplos candidatos. Mas, através de Renzi. Já demos informações sobre Renzi. Vamos mais longe.”

Foi o que disse o presidente do Movimento 5 Estrelas, Giuseppe Conte, falando no Festival del Sud – Valentia in Festa, apresentando seu livro “Uma nova primavera. Minha história, nossos valores, o desafio progressista para a Itália”, entrevistado pelo jornalista Luca De Carolis do Il Fatto Quotidiano.

«Se não chegarmos a acordo sobre um programa partilhado – acrescentou Conte – e não nos apressarmos e permitirmos que estas pessoas insatisfeitas se reconheçam na figura de um único candidato que fala e representa todos, corremos o risco de encontrar Meloni por mais cinco anos. Meloni diz: estamos fazendo a história deste país. Mas você sabe como ele está fazendo isso? Com combustível em +25%; seguro em +30%; rendas a +20%; contas em +60%; portagens em autoestradas +15%; gastos com alimentação em +30%; Taxa de licença de TV de +15%: esta é a história que eles estão fazendo. Nosso radicalismo é necessário, devemos transformar este país”.

Sobre os motins em Milão e os decretos de segurança, Conte acrescentou: «Se você destruir a propriedade de um trabalhador pobre, obviamente terá que responder por isso. Mas o crime já está aí, a indenização já está prevista. Existe até uma regra que exige que os pais sejam responsabilizados pelos danos causados ​​aos filhos menores. Mas é de 1942, não precisamos inventar nada. É claro que temos de combater a violência, e se na esquerda há problemas em admiti-la, então não nos entendemos, porque isto diz respeito a todos os cidadãos. Ao mesmo tempo, porém, temos de reconhecer que um governo que deveria garantir a segurança como um bem primário não o fez. E a grande obscenidade são os oito decretos de segurança emitidos. Porque se você introduz oito decretos, 50 novos crimes, 47 agravantes, aumento de pena, etc., significa que você é inadequado, porque a cada decreto você demonstra sua incapacidade. O governo Meloni deve ir para casa.”

Sobre o conflito russo-ucraniano, o antigo primeiro-ministro acrescentou: «As guerras terminam ou com um tratado de paz ou com a rendição definitiva de uma das duas partes em conflito: queremos chegar a isto? Se quisermos defender a Ucrânia, só podemos defendê-la de uma forma que já deveria ter sido feita há algum tempo: convocando toda a comunidade internacional (incluindo os Brics) à volta de uma mesa e forçando Putin a aceitar condições que sejam dignas para a Ucrânia. Não vou nomear agora um mediador para o conflito, isso significaria queimá-lo. Envie-nos ao governo e faremos esse nome.”

No final, estimulado pelo entrevistador, Conte relatou as primeiras medidas que poderia tomar caso voltasse ao comando do governo. «Primeiro decreto: são revogadas as seguintes leis: seguida da lista de todas as infames regras de justiça introduzidas pelo governo Meloni e de todos os decretos de segurança; segundo decreto: no art. 1: o Estado Italiano reconhece o Estado da Palestina, Art. 2: o Estado italiano interrompe unilateralmente o acordo de cooperação militar com Israel; Art.3: o Estado Italiano adopta sanções económicas contra o Estado de Israel contra Netanyahu, todos os ministros e todos os responsáveis ​​pelo genocídio em Gaza”.

Felipe Costa