O mito do machista sedutor afoga-se num oceano de zombarias e risos na Ópera de Roma, onde a direção de Tatjana Gürbaca transforma «Falstaff» de Giuseppe Verdi numa reflexão sobre as relações de poder. Na cena crucial, enquanto as mulheres voltam os seus próprios enganos contra o pomposo protagonista, surge uma faixa com o slogan histórico do feminismo: «Tremam, tremam, as bruxas estão de volta».
Das “As Alegres Comadres de Windsor” de Shakespeare à “comédia” lírica de Verdi que toma emprestado o enredo, passando pela refinada reformulação do libreto de Arrigo Boito, “Falstaff” traz de volta ao centro a atualidade da emancipação feminina. A instalação marca a estreia na Itália do diretor alemão Gürbaca; no pódio Michele Mariotti rege a Orquestra do Teatro dell’Opera di Roma numa escrita irónica, imersa numa atmosfera onírica, por vezes febril.
No papel-título, o barítono Luca Salsi dá voz e corpo a Sir John Falstaff, cavaleiro arrogante. Ao lado dele, Maria Agresta é Alice, George Petean interpreta Ford, Violeta Urmana é Mrs Quickly, Carmen Artaza interpreta Meg e Marina Monzò interpreta Nannetta.
Falstaff se move como um dominador, na ilusão de que tudo lhe é devido: tenta conquistar duas mulheres casadas com cartas de amor idênticas, convencido de que sairá ileso da intriga. Mas Alice e Meg reconhecem o engano, unem-se e preparam a sua humilhação: na cena mais memorável, o sedutor arrogante e ganancioso acaba escondido num cesto de roupa suja e atirado ao Tâmisa. Aqueles que pensavam que controlavam o jogo foram dominados pelo ridículo.
Na floresta a bandeira, desfraldada sem ostentação, amplia o sentido de zombaria. As bruxas a que alude, temidas no imaginário colectivo por serem consideradas autónomas ou inconvenientes, tornam-se aqui um símbolo de reconhecimento e reclamação. A citação relembra uma época de conquistas e deixa uma pergunta: o que resta dessas batalhas e que linguagem pode falar às mulheres hoje, que lutam contra estereótipos persistentes e novas formas de discriminação?
No palco, as mulheres não se defendem apenas: elas agem, organizam-se e tornam-se protagonistas, revelando a fragilidade de uma autoridade baseada na presunção. Até os figurinos desenhados por Silke Willrett evocam um ponto de viragem, enquanto o riso mina um poder que se acredita ser intocável.
A zombaria não é apenas um castigo: é o momento em que quem parecia ditar as regras perde o controle da situação. Mas o passado de protestos, cantos e grandes esperanças não volta apenas ao palco: exige uma prestação de contas no presente das promessas ainda a cumprir. Falstaff, convencido de que pode manipular qualquer pessoa, torna-se um símbolo da confiança masculina com pés de barro.
Porque as bruxas, pelo menos no teatro, não precisam de feitiços. Basta que cheguem a um acordo, conheçam as regras do jogo e finalmente decidam alterá-las.