Luciano Rispoli, um grande homem de Reggio que devemos lembrar

Olhando mais de perto, Luciano Rispoli – falecido há 10 anos – era um super-herói, que conseguiu a façanha irrepetível de fazer os italianos se apaixonarem pela sua própria língua. E não com um questionário de múltipla escolha, baseado na mera sorte. Nas tardes da Rai1 de meados dos anos oitenta, «Parola mia» fazia-nos brincar com etimologias, significados de palavras, expressões idiomáticas, provérbios… E os concorrentes, na sua maioria estudantes universitários, tinham de recorrer aos seus conhecimentos, responder a perguntas sobre poemas e páginas de literatura italiana. Até escreva um texto ao vivo. O árbitro daquela transmissão inesquecível foi um afável professor universitário, Gian Luigi Beccaria, que se tornou famoso muito antes de Alessandro Barbero.
Mas Rai, mãe na vulgata comum, sabe ser madrasta de alguns. Esqueceu-se de Luciano Rispoli, que na TV pública – onde ingressou na inauguração dos programas oficiais, após concurso público para comentaristas de rádio e audição final do lendário Vittorio Veltroni – deu quase 40 anos de seu altíssimo profissionalismo. Nascido em Reggio Calabria em 1932, foi empresário, criador, autor, apresentador famoso, mas acima de tudo um inovador, tanto no rádio como na telinha. Refazer a sua parábola significa atravessar e, em alguns casos, inverter a história dos meios de comunicação de massa. Talvez seja por isso que eles estão lutando para homenageá-lo como ele merece, embora Fiorello tenha proposto para ele a Sala A na via Asiago.
Rispoli foi o motor da renovação do meio, ao qual obteve classificações muito elevadas. No início tocou na lendária Tele-Radiosquadre (como Tortora, Zavoli, Martellini) e sempre para a rádio inventou pequenas coisas como «La corrida», «Bandiera Gialla», «Caliate Roma 3131» e «Gran Varietà», muitas vezes contra a opinião dos diretores de programa que teriam querido manter as armadilhas da oferta. O uso do telefone, que abria os microfones às vozes do público «Ligue Roma 3131», também foi transferido para a TV. Basta pensar em «Telefono giallo» de Corrado Augias. E foi na televisão que Rispoli adquiriu grande popularidade, por isso ainda hoje ressoa nas redes sociais a sua frase característica: “Que palavras lindas!”.
«O jogo das profissões», «Falamos muito delas», «Entrevista com a ciência», a já referida «Parola mia», «Prata e Ouro», «A grande corrida», «Uma grande ocasião», «A rede»: programas artesanais – não estávamos na era dos formatos confortáveis ​​– sempre em nome do entretenimento culto e da divulgação. E foi Rispoli com «L’Ospite delle due» em 1975 quem iniciou uma conversa muito civilizada na sala com personagens do calibre de Ingrid Bergman, Amedeo Nazzari, Carlo Rambaldi, Dario Argento. Radiocorreere escreveu sobre isso como o «primeiro exemplo de talk show na Itália». Maurizio Costanzo chegou no ano seguinte com «Meu Deus». Em 1983, Rispoli também quis inovar a fórmula trazendo convidados à mesa do “Pranzo in tv”. Desde 1991, outros bons programas para o TMC, sobretudo “Tappeto Volante”, que mantiveram viva a ideia de um terceiro pólo (convidados de prestígio, classificações e consideráveis ​​receitas publicitárias) até ao nascimento do La7. Até foi ao ar em uma edição no Raisat Album (2001).
Conosco, porém, a memória procede por conveniência. Os líderes da Rai foram rápidos em nomear os estudos em homenagem a Fabrizio Frizzi, Raffaella Carrà, Pippo Baudo e não a ele. Quem sabe primeiro os prefeitos de Reggio Calabria e Soverato, onde Luciano Rispoli passou a adolescência, acordem e queiram dedicar-lhe uma rua, uma orla marítima, uma biblioteca, um parque ou um banco. Aos seus bons corações!

Mariano Sabatini, autor e escritor de TV

Felipe Costa