Adicione a Gazzetta del Sud como fonte

O elevado custo de vida põe em causa não só os orçamentos familiares. As empresas calabresas também estão a pagar as consequências de um quadro internacional que é, no mínimo, instável. O presidente da Unindustria Calabria, Aldo Ferrara, alerta para o perigo de que os resultados obtidos no último período sejam perdidos.
Durante quanto tempo mais o sistema de produção será capaz de registar um aumento nos custos de energia?
«Até hoje a economia calabresa resistiu e os números assim o dizem: as exportações regionais no primeiro semestre de 2026 cresceram 5,4%, mais do que a média nacional. Mas seria um erro interpretar estes dados como uma garantia para o futuro. Os efeitos mais graves não são visíveis de imediato: os processos de ajustamento demoram meses. É por isso que digo claramente que estamos a começar a ver os piores efeitos agora e que poderão piorar num futuro próximo. As empresas mais expostas – as intensivas em energia, as que trabalham na logística e nos transportes, as empresas que dependem do transporte rodoviário, a começar pelo setor agroalimentar que já hoje dá sinais de sofrimento – têm uma margem de resiliência que não é de forma alguma infinita”.
O que você pede aos governos nacionais e regionais?
«Precisamos de um plano realmente extraordinário para lidar com uma emergência real, para cidadãos e empresas. Precisamos reduzir significativamente o custo de energia e combustível. Pedimos ao governo nacional que reforce as ferramentas já activadas, a começar pelo limite máximo dos preços dos combustíveis, que vai na direcção certa mas por si só não é suficiente: precisamos de uma persuasão moral mais incisiva sobre as empresas petrolíferas e precisamos de abordar a questão do diferencial de preços ligado às tensões no Estreito de Ormuz, que pesa desproporcionalmente em territórios como o nosso. A partir daí, então, passa não só o petróleo, mas também outros produtos necessários, por exemplo, ao setor agroalimentar. Necessitamos então de medidas de apoio à procura: medidas que sejam estruturais, porque a crise energética não é um episódio, mas sim uma condição com a qual teremos de lidar durante mais tempo. Pedimos à Região – com a qual continua o diálogo direto sobre as medidas mais eficazes a ativar neste momento – que replique as ferramentas já testadas durante a crise energética 2022-2023, adaptando-as a esta nova fase, e sobretudo que garanta a continuidade dos investimentos: essa é a alavanca que pode compensar a desaceleração que se anuncia com o fim do ciclo Pnrr”.
A revolta social destes dias é o indicador de um mal-estar. O que pode ser feito imediatamente para acalmar as mentes daqueles que se manifestam?
«Compreendo a raiva daqueles que bloqueiam as estradas hoje em dia, desde agricultores a transportadores e famílias. Não é um protesto que surge do nada: surge de um desconforto real. É necessário que as instituições nacionais e regionais ouçam a voz daqueles que protestam sem esperar que a mobilização se torne incontrolável e sem deixar que o protesto económico legítimo se transforme num campo de batalha político, que não ajuda ninguém”.
Saiba mais na edição digital
Para ler tudo, compre o jornal
ou baixe a versão digital.