O alto custo de vida preocupa Unindustria Calabria: «Ajuda imediata do Governo e da Região»

Adicione a Gazzetta del Sud como fonte


O elevado custo de vida põe em causa não só os orçamentos familiares. As empresas calabresas também estão a pagar as consequências de um quadro internacional que é, no mínimo, instável. O presidente da Unindustria Calabria, Aldo Ferrara, alerta para o perigo de que os resultados obtidos no último período sejam perdidos.

Durante quanto tempo mais o sistema de produção será capaz de registar um aumento nos custos de energia?

«Até hoje a economia calabresa resistiu e os números assim o dizem: as exportações regionais no primeiro semestre de 2026 cresceram 5,4%, mais do que a média nacional. Mas seria um erro interpretar estes dados como uma garantia para o futuro. Os efeitos mais graves não são visíveis de imediato: os processos de ajustamento demoram meses. É por isso que digo claramente que estamos a começar a ver os piores efeitos agora e que poderão piorar num futuro próximo. As empresas mais expostas – as intensivas em energia, as que trabalham na logística e nos transportes, as empresas que dependem do transporte rodoviário, a começar pelo setor agroalimentar que já hoje dá sinais de sofrimento – têm uma margem de resiliência que não é de forma alguma infinita”.

O que você pede aos governos nacionais e regionais?

«Precisamos de um plano realmente extraordinário para lidar com uma emergência real, para cidadãos e empresas. Precisamos reduzir significativamente o custo de energia e combustível. Pedimos ao governo nacional que reforce as ferramentas já activadas, a começar pelo limite máximo dos preços dos combustíveis, que vai na direcção certa mas por si só não é suficiente: precisamos de uma persuasão moral mais incisiva sobre as empresas petrolíferas e precisamos de abordar a questão do diferencial de preços ligado às tensões no Estreito de Ormuz, que pesa desproporcionalmente em territórios como o nosso. A partir daí, então, passa não só o petróleo, mas também outros produtos necessários, por exemplo, ao setor agroalimentar. Necessitamos então de medidas de apoio à procura: medidas que sejam estruturais, porque a crise energética não é um episódio, mas sim uma condição com a qual teremos de lidar durante mais tempo. Pedimos à Região – com a qual continua o diálogo direto sobre as medidas mais eficazes a ativar neste momento – que replique as ferramentas já testadas durante a crise energética 2022-2023, adaptando-as a esta nova fase, e sobretudo que garanta a continuidade dos investimentos: essa é a alavanca que pode compensar a desaceleração que se anuncia com o fim do ciclo Pnrr”.

A revolta social destes dias é o indicador de um mal-estar. O que pode ser feito imediatamente para acalmar as mentes daqueles que se manifestam?

«Compreendo a raiva daqueles que bloqueiam as estradas hoje em dia, desde agricultores a transportadores e famílias. Não é um protesto que surge do nada: surge de um desconforto real. É necessário que as instituições nacionais e regionais ouçam a voz daqueles que protestam sem esperar que a mobilização se torne incontrolável e sem deixar que o protesto económico legítimo se transforme num campo de batalha político, que não ajuda ninguém”.

Edição Digital
Da Gazzetta del Sud nas bancas

Saiba mais na edição digital

Para ler tudo, compre o jornal
ou baixe a versão digital.

Leia a edição digital

Felipe Costa