Em dezembro ele estará novamente em tribunal, desta vez perante os juízes do Tribunal de Recurso. Cinquenta anos depois do dramático rapto da estudante lombarda Cristina Mazzotti, de dezoito anos, a primeira mulher a morrer no terrível período dos sequestros por extorsão levados a cabo no norte de Itália pelas gangues calabresas dos Anonima Sequestri, a história, apesar das duas penas de prisão perpétua infligidas a duas pessoas de Reggio, não terminou com a sentença do julgamento de primeira instância, proferida em 4 de Fevereiro pelo Tribunal de Assizes de Como.
A defesa do confesso Reggino Demetrio Latella, 71 anos, conhecido como Luciano, residente há décadas na província de Novara, contestou de facto a pena de prisão perpétua imposta pela morte de Cristina Mazzotti, raptada em Eupilio (Como) a 30 de Junho de 1975 e encontrada morta num aterro a 1 de Setembro em Galliate, após algumas semanas de prisão num pequeno buraco cavado numa quinta de Castelletto Ticino.
Latella e o co-réu Giuseppe Calabrò, conhecido como ‘u duttiricchiu, 74 anos, natural de San Luca, mas domiciliado na Lombardia, onde ainda está preso, retornarão ao tribunal no dia 16 de dezembro para o julgamento em segundo grau, perante o Tribunal de Apelação de Milão.
Segundo a defesa, Latella não poderia ter previsto a morte do refém, não tendo nada a ver com a quadrilha de organizadores, e por isso só pode ser acusado de sequestro, crime já prescrito.
No recurso, a defesa afirma que não ficou comprovado em primeira instância que Latella fazia parte da organização que sequestrou Cristina Mazzotti. Por isso, segundo seu defensor, os motivos da prisão perpétua precisam ser revistos.
Na altura do rapto da jovem estudante de Como, o pai da menina raptada, um industrial lombardo, pagou o resgate (um bilhão e cinquenta milhões de liras na época) depois de vender tudo o que possuía, mas Cristina Mazzotta já estava morta e o seu corpo, sem roupa, jogado num aterro.